Será cada vez maior o desafio para as empresas considerarem a tecnologia sustentável como parte fundamental do negócio. Indo além dos projetos de ESG, a busca por soluções que aumentam a eficiência tecnológica e material continuará crescendo exponencialmente até 2025.
Segundo pesquisa da Gartner, mais de 40% das empresas líderes de mercado direcionarão investimentos em busca de produtos e soluções sustentáveis em TI para impulsionar a inovação e o crescimento. No Brasil, a redução de recursos naturais e a troca por tecnologias limpas, como a energia solar, iluminação LED e equipamentos de baixo consumo energético, já são realidades cada vez maiores nas empresas.
A tecnologia sustentável vem ganhando cada vez mais importância, à medida que a conscientização ambiental aumenta e as empresas buscam formas de reduzir o impacto no meio ambiente. Ao mesmo tempo, buscam por opções renováveis para otimizarem o custo de atuação e produção.
Nosso desafio será identificar oportunidades para implementar o uso da tecnologia capaz de aumentar a eficiência operacional, com a adoção de práticas mais sustentáveis que possam oferecer melhorias significativas, como a redução de custos e melhoria na rentabilidade. Esta mudança de cultura nos negócios, dentro das esferas operacionais e gerenciais, também contribui para a reputação da empresa junto aos seus clientes, investidores e parceiros.
Dentro dos departamentos de TI, temos oportunidades para mensurar o uso de servidores, consumo de energia elétrica e o descarte de equipamentos eletrônicos, otimizando significativamente o impacto ambiental. Pensar em métricas de desempenho vinculadas à sustentabilidade permite que as empresas identifiquem novas oportunidades para redução no consumo de energia e geração de resíduos.
A relevância do TI nos processos administrativos, a virtualização da informação, em um momento de crescimento exponencial da importância sobre análise de dados para o entendimento, e a previsão de cenários de atuação fazem com que os provedores de tecnologia atuem com maior assertividade em suas ofertas para atenderem aos objetivos dos clientes que buscam por soluções sustentáveis.
Precisamos ir além do conceito básico sobre sustentabilidade estabelecido pelas Nações Unidas, saindo da atuação com foco em atender necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras. É preciso buscar na tecnologia as alternativas para sistemas de gestão ambiental e de resíduos, uso eficiente de energia solar, LED ou com baixo consumo energético, além do investimento em logística verde, com o apoio de rastreabilidade para otimizar as rotas de transporte e logística reversa.
O Brasil e as empresas nacionais estão evoluindo o pensamento sobre as alternativas por conta da grande diversidade de recursos naturais e um enorme potencial para o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis. Porém, precisamos mudar a mentalidade dentro das nossas estruturas para aprendermos, cada vez mais, como contribuir para a redução dos impactos ambientais e a promoção do desenvolvimento sustentável.
Carlos Carvalho é CEO da Truppe!
Imagem: Shutterstock