Madonna: show da rainha do pop movimenta comércio do Rio e marcas fazem ativações

Gastos com alimentação, compras, atrações, transporte, hospedagem e passagem aérea devem movimentar R$ 293 milhões

Efeito Madonna: show da musa do pop movimenta comércio do Rio e marcas fazem ativações

LONDON, ENGLAND - OCTOBER 14: (Exclusive Coverage) Madonna performs during opening night of The Celebration Tour at The O2 Arena on October 14, 2023 in London, England. (Photo by Kevin Mazur/WireImage for Live Nation)

Tudo o que diz respeito à Madonna é grandioso e o impacto de sua passagem pelo Rio de Janeiro não seria diferente. Com a expectativa de receber, pelo menos, 1 milhão de pessoas, o show da rainha do pop, marcado para o sábado, 4, na Praia de Copacabana, deve movimentar a economia carioca em R$ 293 milhões. O evento “The Celebration Tour” marca o encerramento da turnê da cantora norte-americana.

Os dados fazem parte do estudo “Potenciais Impactos Econômicos do Show da Madonna no Rio – 2024”, feito pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Econômico (SMDUE), em parceria com a Secretaria de Turismo (SMTUR). O levantamento leva em conta os gastos do público com alimentação, compras, atrações, transporte, hospedagem e passagem aérea. Segundo a prefeitura , tudo isso impacta no comércio da região, gerando empregos e renda para os cariocas.

“De forma direta, o segmento de serviços é o mais beneficiado em um primeiro momento. Transporte, hotelaria, restaurantes e turismo recebem uma injeção direta por conta desse tipo de evento. Agora, de forma indireta, ocorre uma injeção de renda na economia local, que repercute em toda cadeia de consumo e varejo”, analisa Eduardo Yamashita, diretor de Operações da Gouvêa Ecosystem.

Segundo Yamashita, é possível traçar um paralelo com estudos consolidados feito sobre os shows de Taylor Swift no mercado norte-americano, em cidades menores, de 100 mil a 500 mil habitantes. Os dados apontaram uma alavancagem de até 30% no consumo em restaurantes, por exemplo. “Obviamente, até pelo tamanho da economia [do Rio], você tem uma alavancagem muito maior desse tipo de evento”, complementa o executivo.

A prefeitura do Rio estima um aumento de 20% na arrecadação de impostos sobre serviços (ISS) em comparação com maio de 2023, de atividades relacionadas ao show, como turismo, eventos, transporte municipal, setor aeroportuário e rodoviário, além de serviços de artistas, que são bastante impactadas positivamente por grandes eventos. A administração espera que, neste mês, a arrecadação desses setores seja de R$ 60,9 milhões, com um aumento de R$ 10,2 milhões em comparação ao mesmo mês do ano anterior.

Sócio da Bonus Track, empresa responsável pelo megaevento, Luiz Oscar Niemeyer afirma que tem sido um enorme desafio realizar a apresentação de Madonna. “Não estamos falando de um show, mas, sim, de ter o maior ícone pop transformando a Praia de Copacabana na maior pista de dança do mundo. Um evento aberto ao público, um enorme presente para que os fãs possam celebrar com a artista seus 40 anos de carreira”, comenta. “Temos muito orgulho de poder realizar tudo isso no Rio de Janeiro, incentivando todo o impacto positivo na economia e no astral, além de levar essa imagem da cidade para o mundo inteiro. Esse evento reflete muito como a indústria criativa e do entretenimento tem a capacidade impulsionar de forma muito positiva diversos setores”, pontua Niemeyer.

São Paulo também é beneficiada

O show de Madonna no Rio será o único da América Latina e grátis. A proporção do evento também pode ser medida pela busca de viagens em direção à capital fluminense.

A Viação Águia Branca já vendeu 35% passagens a mais que o esperado para a apresentação da cantora. Para atender à demanda, foi necessário abrir cerca de 125 horários extras saindo de São Paulo com destino à cidade maravilhosa. No total, entre chegadas e partidas, já são 246 viagens programadas.

Os paulistas são maioria entre os passageiros que seguem para o Rio na semana do show, entre os dias 1 e 6 de maio, e já compraram cerca de 65% das passagens disponíveis. Outras cidades que registraram aumento de procura no período incluem Vitória e Vila Velha, no Espírito Santo; Três Rios, no interior fluminense; e Salvador, Bahia. A empresa estuda abrir mais horários, caso a demanda continue subindo.

Varejo alimentar

Os supermercados de Copacabana, localizados nas transversais da Avenida Atlântica, também esperam faturar mais com o evento. A expectativa do setor é um aumento de 18% nas vendas com show, principalmente, de bebidas. Com isso, a Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj), responsável pela pesquisa, prevê um crescimento entorno de 10,5% no estoque das lojas.

Para o presidente da entidade, Fábio Queiróz, ideias como vendas por impulso no setor de bebidas podem servir para dar um incremento ao faturamento. “Momentos como esse são boas oportunidades para os supermercados testarem inovação. Aproveitar o timing de um acontecimento histórico e também marcar a fidelidade do cliente”, afirmou o executivo.

“O mercado pode apostar alto em ativações de vendas e nas promoções de bebidas, isotônicos, comidas frescas e snacks para surfar nesse ‘boom’ provocado pelo show. É também inteligente observar a dinâmica do bairro em grandes eventos, mapear os históricos de compra durante essas datas e, assim, conseguir estar uns passos à frente com estratégia”, explica o especialista em varejo, Erlon Labatut.

Patrocinadora oficial do evento, a Heineken firmou parceria com duas marcas do Grupo Impettus, holding de bares e restaurantes com mais de 100 unidades, para ativações durante o evento.

Nos dias 3 e 4, a unidade do Leblon do Espetto Carioca e as unidades Ipanema e Copacabana do boteco Mané oferecem brindes para a compra de combos. Os clientes que comprarem três Heinekens Draft Beer e mais um petisco,ganham um um  copo com tirante personalizado em celebração à turnê do show da cantora. Na compra de quatro Heinekens Draft Beer e mais uma porção de petisco, o brinde é uma canga personalizada. No bar do Mané, a promoção para ganhar a canga determina que o petisco adquirido seja uma porção de batata. A ação não é cumulativa. O bar adianta que os fãs que estiverem consumindo na unidade poderão ser contemplados com uma surpresa vip.

Sobre o show

O show de Madonna na Praia de Copacabana terá início às 21h45 e será transmitido ao vivo no Multishow e na TV Globo. O Globoplay trará o show para os logados free no simulcasting da TV Globo, e no Multishow para os assinantes do Globoplay + Canais.

A The Celebration Tour in Rio é uma produção da Bonus Track em parceria com a Live Nation. O evento é apresentado pelo Itaú, com patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Heineken. Apoio da Deezer.

Imagem: Divulgação

Sair da versão mobile