A loja Ikesaki São Miguel e o Senac São Miguel fecharam uma parceria para oferecer cursos gratuitos de manicure e pedicure dentro do espaço da loja. A primeira turma contou com 45 alunas que, durante 160 horas, aprenderam, na prática, como fazer cutícula e esmaltar.
As alunas também aprenderam a planejar suas carreiras, precificar o trabalho, utilizar corretamente os instrumentos, equipamentos e produtos, além dos conceitos sobre anatomia, patologia da pele e das unhas, como higienizar e como esterilizar.
A formatura da primeira turma aconteceu no fim de setembro e as 45 formandas também receberam um kit de produtos da Ikesaki e certificado de conclusão de curso.
“A Ikesaki tem como um dos seus pilares a Educação Técnica, seja na qualificação, seja no aperfeiçoamento dos profissionais da beleza, contribuindo para a transformação de suas vidas, através da inserção e ascensão no mercado de trabalho”, afirma o coordenador educacional da Ikesaki, Vladimir Bastidas.
Setor está em crescimento
Para a Ikesaki, o sucesso do primeiro curso deixa claro que o mercado da beleza é uma ótima oportunidade para quem quer iniciar seu negócio. “Esse é um setor que está em constante crescimento e o seu público-alvo é sempre amplo, e no caso do serviço de manicure e pedicure, essa seta do crescimento é contínua”, afirma a empresa, em nota.
Essa é uma profissão dominada por mulheres que empreendem cada vez mais no segmento da beleza. O Brasil é o sétimo país com o maior número de mulheres empreendedoras no mundo. Dos 52 milhões de empreendedores, 30 milhões são mulheres, o que corresponde a 57%. Com relação às Microempreendedoras Individuais (MEIs), as mulheres representam 48%, com preferência pelas categorias como beleza, moda e alimentação. Os dados são do Global Entrepreneurship Monitor (GEM), de 2020, a principal pesquisa sobre empreendedorismo no mundo.
Imagem: Divulgação