A venda de veículos no País teve o melhor resultado para o mês em dez anos. O mês de setembro terminou com 236,4 mil veículos vendidos, um crescimento de 19,6% frente ao mesmo mês do ano passado. O resultado, que engloba carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus, foi divulgado nesta quinta-feira, 3, pela Fenabrave, a entidade que representa as concessionárias de automóveis.
Trata-se do maior volume registrado em setembro desde 2014, quando o mercado chegou a 296,3 mil unidades no mesmo mês.
Frente a agosto, os emplacamentos ficaram próximos da estabilidade, com leve queda de 0,4%.
A variação levemente negativa na margem se deve, contudo, ao calendário com um dia a menos de venda do mês passado.
Quando se considera a média por dia útil, o ritmo diário de vendas de setembro foi o melhor do ano, passando pela primeira vez, em 2024, de 11 mil veículos.
Agora, o crescimento das vendas de veículos zero quilômetro no acumulado desde o primeiro dia do ano chega a 14,1%, com 1,86 milhão de unidades licenciadas no Brasil entre janeiro e setembro.
O desempenho reflete a melhora nas condições de crédito, o mercado de trabalho aquecido, com aumento da renda, além da renovação de frotas das locadoras de carros.
Financiamento automotivo
A concessão e o saldo de crédito para o financiamento de veículos aceleraram ao longo do último ano, com a retomada na produção das montadoras e uma melhora no perfil de crédito dos clientes. Os efeitos foram vistos na carteira de crédito dos bancos no segundo trimestre, em um marco da retomada do apetite das instituições por linhas de maior risco.
Com informações da Mercado&Consumo (Eduardo Laguna)
Imagem: Shutterstock