Diante das recentes queimadas e secas históricas que assolam diversas regiões do Brasil, em especial a Amazônia, a Natura está promovendo iniciativas de apoio à sua rede de consultoras de beleza e às comunidades locais. O objetivo é alcançar R$ 10 milhões em ações emergenciais.
Até agora, o montante mobilizado pela empresa inclui a doação de mais de R$ 400 mil para consultoras, comunidades de relacionamento e sociedade para a aquisição de itens de primeiras necessidades, como cestas básicas, água e produtos de higiene.
A companhia também prorrogou os prazos de pagamento de mais de 18 mil boletos de cerca de 11 mil consultoras nos estados que decretaram emergência, como Acre, Amazonas e Rondônia, totalizando R$ 7,74 milhões.
O restante do valor arrecadado será direcionado para o fortalecimento da Central Social Natura, um canal de atendimento para as colaboradoras da marca, que oferece gratuitamente serviços como assistência social, telemedicina e psicologia, e outras necessidades que estão sendo mapeadas pelas equipes da empresa junto às comunidades e autoridades locais. Esta é a segunda vez no ano que a companhia ativa seu protocolo de calamidades, após as enchentes no Rio Grande do Sul, em maio.
Engajamento dos consumidores
Para engajar os consumidores nesse movimento, a Natura lançou a campanha Natura Ekos Ryos. A cada venda de qualquer fragrância de Natura Ekos Ryos Vivo, Chuva ou Festa, por meio de qualquer canal da marca, serão doados R$5 para organizações sem fins lucrativos que prestam assistência às populações mais afetadas pelas queimadas.
“Temos acompanhado com profunda preocupação o impacto devastador das mudanças climáticas sobre o meio ambiente, a saúde das populações locais e a economia do País. Desde o agravamento das queimadas e da seca no Norte, em junho, já registramos mais de 100 acionamentos na nossa Central de Apoio Social. Estamos ouvindo atentamente as necessidades das comunidades afetadas e a campanha Natura Ekos Ryos foi uma das sugestões da nossa rede para engajar mais pessoas nessa mobilização”, diz Agenor Leão, vice-presidente de Negócios da Natura.
Para ampliar o alcance das ações, a Natura também mantém parceria com órgãos públicos, empresas e organizações, como a Defesa Civil do Amazonas, para a doação de produtos de higiene de primeira necessidade a cerca de 500 famílias, o Sistema B e a ONG Amazônia Viva, para doações de cestas básicas. A Natura também colabora com a ONG Projeto Saúde e Alegria (PSA), que lidera uma campanha de arrecadação de recursos para apoiar até 5 mil famílias amazônidas com a entrega de filtros portáteis de micromembrana. Os equipamentos ajudam a reduzir os problemas causados pela insegurança hídrica em locais com água imprópria para consumo.
“A sociedade e as empresas não irão mais prosperar com as mesmas práticas de negócios que contribuíram para agravar a crise climática. Precisamos de compromisso e ações efetivas que promovam a regeneração socioambiental. Isso inclui, por exemplo, a descarbonização dos negócios e a adoção de práticas regenerativas. Recentemente, lançamos um plano abrangente para zerar as nossas emissões de carbono até 2030. Esperamos que outras empresas também se engajem nesse movimento, pois sem a natureza, não há possibilidade de vida na Terra”, finaliza o executivo.
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