Geladeiras lideram aumento de preços antes da Black Friday

Pesquisa mostra comportamento de preços dos produtos mais buscados

Geladeiras lideram aumento de preços antes da Black Friday

De olho na aproximação da 12ª Black Friday Brasil e no aumento do contingente de compradores online, o comparador de preços JáCotei divulgou um estudo sobre a variação de preços dos 10 produtos mais buscados nas 10 categorias mais pesquisadas da plataforma.

O trabalho revelou que todas as categorias sofreram oscilações de valores, com variação média de preços de todas as categorias 1,1% entre os dias 22 de setembro a 21 de outubro. Considerando a taxa de inflação de quase 10% ao ano, o trabalho mostra que a oscilação média de preços no período ficou próxima à inflação.

Dentre as categorias que tiveram elevação de preços superior à inflação estão a de geladeiras (10,83%), lavadoras de roupas (7,34%) e fornos (1,88%).

Geladeiras lideram aumento de preços antes da Black Friday

“Essa análise constata que, para escolher a melhor oferta, é preciso se preparar antes da Black Friday. Por isso, comparar os preços e verificar seu comportamento pelo gráfico é primordial para economizar” afirma Antônio Coelho, CEO do comparador de preços JáCotei.

Segundo Coelho, o sobe e desce de preços é algo constante durante o ano inteiro e a pesquisa tem o objetivo de alertar e conscientizar os consumidores sobre a importância de pesquisar os preços, principalmente em períodos com maior demanda de promoções.

Dentre as categorias com queda de preços estão ar condicionado (-6,88%), micro-ondas (-5,23%), pneu (-1,89%), notebook (-1,79%), TV (-1,15%) e fogão (-0,90%).

“O gráfico de preços mostra que existem períodos bons para comprar mesmo fora da Black Friday. Diante disso, o consumidor tem que ficar de olho nos preços o tempo todo para evitar cair em golpes ou ofertas maquiadas” alerta Coelho.

Imagem:  Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Sair da versão mobile