O Extra inaugurou onze lojas com o formato Mercado Extra no estado de São Paulo. Este novo modelo de supermercados da rede tem foco nas necessidades do dia-a-dia. As lojas foram inauguradas nas cidades de São Paulo, Carapicuíba, Itanhaém, Praia Grande e Guarujá. O projeto reformulou a infraestrutura interna do ambiente e aprimorou a experiência de compra dos consumidores, oferecendo uma unidade moderna e mais completa. O Extra investiu aproximadamente R$ 1 milhão por unidade e ampliou, em média, cerca de 30% o quadro de colaboradores das lojas para oferecer um atendimento reforçado e mais próximo do cliente.
Na cidade de São Paulo foram inauguradas sete lojas, nas regiões da Vila São Jorge, Teotônio Vilela, Parque Cocaia, Itaquera, Vila dos Remédios, Vila Nova Cachoeirinha e Glicério. Em Carapicuíba, o Mercado Extra está localizado no bairro Inocêncio Seráfico. Já em Itanhaém, o bairro Belas Artes foi o escolhido para receber a nova loja, enquanto que, em Praia Grande, o mercado foi aberto no bairro Aviação. No Guarujá, a inauguração aconteceu no bairro Dom Pedro.
“O Mercado Extra surge a partir de uma observação contínua do comportamento de compras do nosso consumidor em busca de melhorias que possam facilitar o seu dia-a-dia. Para o formato de supermercados, identificamos oportunidades para as classes B, C e D com base no mix de produtos e serviços mais adequados. Por isso, o Mercado Extra muda completamente o desenho interno da loja, facilitando o consumo principalmente de perecíveis”, explicou Rodrigo Machado, diretor do formato de Supermercado do Extra.
A partir de dois pilares, o novo modelo apresenta um novo desenho interno para a unidade: a Rua Comércio, que traz uma dinâmica semelhante à de mercearias, com produtos necessários para o dia-a-dia e ofertas; e a Rua do Mercado, que oferece uma feira diária e valoriza produtos como frutas, legumes e verduras, além dos perecíveis, com Açougue, Padaria e Peixaria totalmente remodelados. Para garantir a demanda do novo formato, o Mercado Extra conta um serviço de feira estendido, com produtos frescos de terça a quinta-feira durante todas as semanas, além de equipes de atendimento em todas as áreas, especialmente nas seções de Açougue, Peixaria e Padaria, que conta com receitas de fabricação própria.
Outros pontos de mudança são a troca dos equipamentos internos, como balcões de atendimento, e a alteração da comunicação visual, que passou a utilizar a cor roxa na fachada (soma das cores vermelho e azul, características do Extra). Houve também uma mudança no padrão de comunicação, com a simplificação da folheteria da loja e da forma como as ofertas são apresentadas para o consumidor. O projeto teve início em junho deste ano, com a conversão inicial de 4 lojas Extra Supermercados, e em setembro mais 6 unidades foram reformuladas. Até o fim do ano, serão 23 lojas em operação, todas no estado de São Paulo. Para 2019, a expectativa é fortalecer a expansão, com a possibilidade de novas lojas nas demais regiões brasileiras. “As primeiras lojas convertidas para o Mercado Extra têm apresentado um crescimento de duplo dígito em volume de vendas na comparação com os resultados mensais dos estabelecimentos antes da conversão”, finalizou Machado.