McDonald’s amplia iniciativas voltadas a pessoas com deficiência

Rede fechou parceria com a Apae Brasil e vai criar 120 oportunidades de emprego para pessoas com deficiência

McDonald's amplia iniciativas voltadas a pessoas com deficiência

José Fernando de Souza Puglish é o Embaixador da Experiência do Cliente

A Arcos Dorados, franquia responsável pela operação do McDonald’s na América Latina e Caribe, passou a contar com intérpretes de libras em todos os cursos, treinamentos e reuniões que tenham pessoas surdas entre os participantes e todos os materiais de treinamento audiovisual e comunicação interna passaram a trazer a tradução em libras, incluindo planos de desenvolvimento para que pessoas surdas possam avançar em suas carreiras.

O objetivo é oferecer oportunidades para o crescimento profissional desses colaboradores, que somam 1.500  com diversos tipos e graus de deficiência por todo o Brasil. As iniciativas fazem parte do Comitê de Diversidade e Inclusão da Arcos Dorados, franquia responsável pela operação da rede na América Latina e Caribe, que mantém um olhar atento e individualizado para este grupo.

Segundo a rede, nos últimos dois anos, mais de 4 mil horas de capacitação teórica foram ministradas pela universidade corporativa da rede, Hamburger University, para pessoas com deficiência. Como resultado, cinco oportunidades de promoções para cargos em liderança nos restaurantes da rede foram conquistadas por funcionários com deficiência.

Uma delas por Irene Barbosa, de 29 anos de idade, que possui uma deficiência física e começou a trabalhar na rede há cerca de 6 anos como atendente. Em apenas um ano, foi promovida a treinadora e, recentemente, conquistou a vaga de supervisora de área. “Eu faço coisas que imaginava que não era capaz. Acho muito importante ver que a empresa dá essas oportunidades, não só para mim, mas conheço diversos funcionários com outras deficiências. Tenho muita gratidão e pretendo chegar bem mais longe”, afirma.

“Ter profissionais com deficiência nos times não só traz benefícios para eles, mas também humaniza a empresa e cria uma cultura de pertencimento ainda mais forte em todos os funcionários”, afirma Fábio Sant’Anna, diretor de Gente, Diversidade e Inclusão.

Outro exemplo de transformação é o José Fernando de Souza Puglish, 50 anos, que tem Síndrome de Down e começou a trabalhar no McDonald’s há 14 anos.

Após passar um período trabalhando em outro emprego, Fernando voltou a trabalhar no restaurante como Embaixador da Experiência do Cliente, atuando no contato com os clientes no pós-venda. “É muito bacana poder falar com eles. Pergunto se está tudo certo com a experiência deles, se precisam de alguma coisa, se querem uma Casquinha”, afirma.

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Para celebrar Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, nesta sexta-feira, 3, o restaurante no Shopping Mooca, em São Paulo, será operado por um time composto totalmente por funcionários com algum tipo de deficiência, de atendentes a gerentes. A ação visa reconhecer esses profissionais e reforçar que todas as pessoas podem alcançar seu máximo potencial quando estão em um ambiente seguro e respeitoso.

Uma das iniciativas da empresa na questão da diversidade é o programa Inclusão Além da Cota, que busca criar posições de trabalho e ampliar as oportunidades de desenvolvimento para pessoas com deficiência. O calendário anual do programa conta com uma série de ações, como workshops de sensibilização, webinars e formação contínua de gestores, entre

Parceria com Apae Brasil

A companhia também assinou uma parceria com a Apae Brasil (Fenapaes), que vai gerar 120 oportunidades de emprego para pessoas com deficiência em restaurantes da rede de diversas cidades brasileiras.

O acordo de colaboração também prevê a capacitação e acompanhamento contínuos desses funcionários por meio da metodologia Emprego Apoiado, além da realização de treinamentos para os demais colaboradores, para que possam contribuir com a promoção de um ambiente de trabalho mais inclusivo.

A rede emprega pessoas com deficiência física, auditiva, visual, mental e intelectual. Os interessados podem se inscrever clicando aqui.

Imagem: Divulgação

Sair da versão mobile