O sistema de franquias registrou um crescimento de 12,1% em sua receita no terceiro trimestre deste ano, comparado ao mesmo período de 2023, segundo a Pesquisa Trimestral de Desempenho realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). A melhora de indicadores econômicos, como o aumento do índice de confiança dos consumidores, do emprego, da massa salarial recorde e a desaceleração da inflação, foram fatores que contribuíram para esse crescimento, que resultou em um faturamento acima de R$ 62,676 bilhões no período. Em 12 meses, a variação foi de 14,4%, passando de R$ 231,584 bilhões para R$ 264,874 bilhões.
O aumento das vendas no varejo também influenciou o resultado positivo, beneficiado, por exemplo, pelo Dia das Crianças; pela alta de 1,0% no setor de serviços em setembro; e pelo melhor nível da capacidade instalada da indústria. Além disso, o crescimento mais disseminado em diversos setores da economia, exemplificado no consumo de bens duráveis, como imóveis, também teve impacto relevante.
“Tivemos mais um trimestre de forte resultado, sustentando a curva de crescimento do franchising com destaque para um consumidor mais aberto e confiante. Vários indicadores macroeconômicos concorreram para este cenário que agora se apresenta de forma mais disseminada”, explica Tom Moreira Leite, presidente da ABF.
O levantamento aponta, ainda, que, quanto à abertura e ao fechamento de operações de associados da ABF que responderam à pesquisa de desempenho, houve 4,8% mais operações de franquias inauguradas entre julho e setembro deste ano, comparado aos mesmos meses de 2023, com um percentual de encerramento de 1,5%. O saldo positivo, portanto, foi de 3,2%. Os repasses tiveram pouca variação, com um índice de 1,1%, frente a 0,9% no período pesquisado.
“O consumo fortalecido tende a levar mais vigor as operações na ponta e o franchising tem condições de atender esse movimento com o aprimoramentos que adotou nos últimos anos em termos operações e de digitalização. Com isso, mantemos boas perspectivas tanto para o quarto trimestre, com Black Friday e Natal, como para o ano de forma geral”, afirma Leite.
Considerando a extrapolação de mercado, no terceiro trimestre houve um acréscimo de 4.162 operações, totalizando 195.508 franquias, o que demonstra que o setor de franquias segue em expansão no País.
Totalidade dos segmentos cresce
A pesquisa da ABF revelou que, nos meses de julho a setembro, como observado nos trimestres anteriores, todos os 12 segmentos listados pela entidade cresceram em relação ao mesmo período de 2023. Entre os que registraram faturamento igual ou maior que os 12,1% (desempenho médio do mercado de franquias no período pesquisado), destacam-se:
- Entretenimento e Lazer, com receita 15,3% maior;
- Alimentação – Food Service, com alta de 14,0% no faturamento;
- Limpeza e Conservação, com receita 13,0% maior.
Na sequência, destacaram-se também Hotelaria e Turismo e Saúde, Beleza e Bem-Estar, ambos com faturamento 12,7% maior em relação ao terceiro trimestre do ano passado; Educação (12,6%); Comunicação, Informática e Eletrônicos (12,4%); e Serviços e Outros Negócios (12,3%).
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