Dia de Doar mobiliza empresas e entidades em apoio ao combate à desnutrição

No último ano, a iniciativa arrecadou R$ 4,5 milhões

Dia de Doar

Celebrado nesta terça-feira, 3, o Dia de Doar mobilizou entidades como os Médicos Sem Fronteiras a fechar parcerias entre empresas e instituições para incentivar a cultura de doção. A iniciativa busca arrecadar recursos para o combate à desnutrição grave em projetos conduzidos pela organização em diversos países.

A ação acontece logo após a Black Friday e a Cyber Monday, equilibrando o foco no consumo com iniciativas solidárias. A iniciativa parte do movimento global #GivingTuesday.

Entre as parcerias, a churrascaria Rodeio, o restaurante Tasca da Esquina e a pizzaria Divina Increnca destinarão parte das vendas de itens específicos do cardápio ao MSF. O Colégio Dante Alighieri também participa por meio de doações financeiras.

A campanha destaca a importância das doações para reduzir desigualdades sociais no País. Segundo a Oxfam, 63% da riqueza nacional está concentrada em 1% da população, enquanto os 50% mais pobres possuem apenas 2% dos recursos. No último ano, o Dia de Doar mobilizou mais de 39 milhões de pessoas em 92 cidades, arrecadando R$ 4,5 milhões em doações.

O evento também promove campanhas comunitárias, que direcionam recursos para ações locais. Qualquer pessoa pode participar escolhendo uma causa e contribuindo por meio de doações financeiras ou materiais. Empresas e comunidades são incentivadas a organizar suas próprias iniciativas.

Para André Naddeo, diretor-executivo da ONG Planeta de Todos, dedicada ao acolhimento e integração sócio-laboral de refugiados afegãos no Brasil e que aderiu ao movimento, o Dia de Doar transcende os números. “A doação financeira é a ponte para fazermos a mudança acontecer, é um movimento impulsionado pela solidariedade e que torna possível transformar realidades e ajudar as comunidades que mais precisam”, afirma.

Imagem: Shutterstock

Sair da versão mobile