Sebrae vai ampliar o programa Sebrae Dela voltado para mulheres em 2024

Em 2023, mais de 150 mil mulheres foram atendidas por meio de cursos, consultorias e mentorias

Sebrae vai ampliar o programa Sebrae Dela voltado para mulheres em 2024

O programa Sebrae Delas, que incentiva, valoriza e acelera a jornada de mulheres empreendedoras, consolidou-se em 2023 como uma ferramenta fundamental de apoio e fortalecimento do empreendedorismo feminino. Para 2024, o objetivo é ampliar o olhar para as mulheres de forma interseccional, abrangendo diversos grupos, como mulheres negras, com deficiência, periféricas, com mais de 60 anos, entre outros, integrando-as ao Programa Plural, uma iniciativa do Sebrae voltada à promoção da diversidade e inclusão.

Segundo a coordenadora nacional do Sebrae Delas, Renata Malheiros, o tema do empreendedorismo feminino está avançando e ganhando cada vez mais destaque. No entanto, ainda existem grandes desafios a serem superados.

“De uma maneira geral, tem mudado a perspectiva em relação ao empreendedorismo feminino. No entanto, há desafios enormes, que são culturais, e falar mais sobre o tema, ter homens como aliados, faz essa mudança ser acelerada neste longo caminho que temos pela frente”, afirma Renata.

Com base em dados de um estudo encomendado pelo Sebrae, as mulheres enfrentam dificuldades, como menos apoio para abrir ou gerir pequenas empresas. Além disso, dedicam quase o dobro de horas aos cuidados familiares em comparação aos homens, e mais de 40% delas já sofreram ou conhecem alguém que enfrentou discriminação de gênero.

“Sabemos que, na diversidade, temos mais ideias diferentes, que é um princípio da inovação, que está diretamente ligado à competitividade”, destaca a coordenadora.

Em 2023, mais de 150 mil mulheres foram atendidas por meio de cursos, consultorias e mentorias para o desenvolvimento de competências emocionais.

Imagem: Shutterstock

Sair da versão mobile