A Vulcabras anunciou, nesta quarta-feira (3), que assumiu completamente a operação da Mizuno, comprada da Alpargatas no ano passado por R$ 32,5 milhões. A empresa passa a ser focada 100% no segmento esportivo e se torna a maior gestora de marcas esportivas do País, transição que se iniciou em 2018, com a aquisição da Under Armour.
Com esse movimento, as três marcas do portfólio da Vulcabras, Olympikus, Under Armour e Mizuno, terão à disposição o centro de desenvolvimento de calçados da companhia, o maior da América Latina, o parque industrial com tecnologia de produção de nível mundial e uma equipe comercial que atende a mais de 10 mil clientes, além de marketing dedicado a cada uma delas.
A expectativa da empresa é, assim, dar resposta rápida às demandas dos consumidores, flexibilidade na produção, rapidez na reposição, agilidade na distribuição e conhecimento do mercado nacional e aumentar o faturamento e as margens de lucro.
“A partir de agora, retornamos com foco total ao esporte, porque acreditamos no poder transformador que ele tem e sua potência no Brasil. Vamos investir 100% no desenvolvimento tecnológico de artigos esportivos com o objetivo de ganhar ainda sinergia entre nossas marcas, mais agilidade e competitividade e de impactar, positivamente, todos os nossos públicos: consumidores, varejistas, fornecedores, acionistas e colaboradores”, afirma o presidente da Vulcabras, Pedro Bartelle.
A operação da Mizuno registrou R$ 444 milhões de faturamento líquido em 2019 e a operação de artigos esportivos da Vulcabras movimentou, no mesmo período, R$ 1,09 bilhão. As marcas Olympikus, Under Armour e Mizuno seguem com posicionamento e equipes de negócio individuais. Com essa composição, a Vulcabras irá oferecer um portfólio de marcas que atendem diferentes perfis de consumidores e atletas, com calçados cujos preços vão de R$ 149 a R$ 1.600, e roupas esportivas de R $49 a R$ 999.
Licenciamento da Azaleia
No último trimestre do ano passado, já com base no novo posicionamento de retomar totalmente o foco no esporte, a Vulcabras licenciou a marca Azaleia para a Grendene.
“O esporte sempre esteve no centro de nosso negócio. Nós já patrocinamos seleções, clubes e atletas. Também analisamos, desenvolvemos e viabilizamos produtos internacionais aqui. Nosso time entende tudo o que uma pessoa precisa para ir mais longe no esporte, além de termos em toda nossa cadeia produtiva a inovação necessária para produzir as melhores tecnologias para artigos esportivos do mundo”, diz Bartelle.
A transição conta agora, também, com uma mudança de identidade visual em toda comunicação da companhia. A logomarca, que agora traz somente o nome Vulcabras, contará com uma nova fonte que traz mais agilidade e jovialidade para a marca. Os elementos gráficos foram inspirados em símbolos que remetem a modalidades esportivas, como quadras de diversos esportes e suas marcações e sinalizações, bem como planos táticos desenhados em pranchetas dos técnicos ao passarem instruções aos atletas: linhas orgânicas e dinâmicas.
A Vulcabras conta com 15 mil colaboradores distribuídos em duas unidades produtivas localizadas no Nordeste do País, em Horizonte (CE) e Itapetinga (BA); nos centros administrativos em Jundiaí (SP) e na capital paulista; e no centro de desenvolvimento localizado em Parobé (RS).
Mantém, ainda, duas filiais e centros de distribuição no Peru e na Colômbia. A companhia também está presente com seu portfólio de marcas em mais de 19 mil pontos de venda no Brasil e em mais de 20 países, com uma atuação mais forte na América Latina, onde conta com 70 lojas próprias no Peru, Colômbia e Chile.
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