O grupo de moda sueco H&M pausou temporariamente todas as vendas na Rússia. A segunda maior varejista de moda do mundo disse estar profundamente preocupada com os trágicos desenvolvimentos na Ucrânia e “estar com todas as pessoas que estão sofrendo”.
“O H&M Group decidiu pausar temporariamente todas as vendas na Rússia”, disse a empresa, cujo maior rival é a Inditex, em comunicado.
A H&M se junta a uma lista crescente de empresas que evitam o país desde a invasão da Ucrânia. A Rússia foi o sexto maior mercado da H&M, com 4% das vendas do grupo no quarto trimestre de 2021. Embora tenha aumentado o número de lojas físicas em muitos mercados, o número de lojas na Rússia é de 170 atualmente.
A H&M tinha cerca de 4.800 lojas físicas em todo o mundo até 30 de novembro, das quais 548 estavam nos Estados Unidos, 445 na China e 441 na Alemanha. O objetivo é dobrar as vendas até 2030 em comparação com as vendas em 2021 de 199 bilhões (US$ 20,6 bilhões).
Outras empresas
Algumas das maiores marcas ocidentais suspenderam as operações na Rússia em uma onda sem precedentes de ação corporativa contra Moscou após sua invasão da Ucrânia.
Os fabricantes mundiais de veículos tomaram medidas que vão desde os planos do Grupo Mercedes-Benz para cisão de sua participação no Kamaz da Rússia, até a GM e montadoras de luxo, como a Jaguar, que pararam as exportações para lá. Ford, Renault, BMW e AB Volvo estão suspendendo parte da produção na Rússia.
A Airbus e a Boeing suspenderam os embarques de peças para a Rússia, enquanto a AerCap Holdings deixou de atividade de leasing com companhias aéreas russas.
Alguns estúdios de Hollywood suspenderam lançamentos de novos filmes. Já a Netflix parou projetos e aquisições futuras.
Ericsson e Nokia também pararam as entregas para a Rússia.
Com informações de Reuters
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