O que você precisa, sem nem saber que precisa

6228-000619

O comércio eletrônico está aumentando a monitoração para prever as necessidades do consumidor. Exatamente, prever. Os desejos e necessidades do consumidor são rastreados de acordo com a navegação e as compras virtuais.

Ray Kurzweil, diretor de engenharia do Google, disse que quer nos dar um “amigo cibernético” capaz de satisfazer nossos desejos pela monitoração de nossas conversas, e-mails e hábitos de leitura e depois nos fornecer respostas que nem sabíamos que precisávamos.

O Hukkster, lançado no ano passado, é uma dessas ferramentas, criado para ajudar nas compras com desconto. Quando o comprador vê um artigo de que gosta, clica no botão “hukk it”, escolhe o tamanho e o desconto desejado e diz ao Hukkster para alertá-lo via e-mail quando o preço cair.

Outra ferramenta é o Digital Folio, que mapeia o histórico de preços de eletrônicos durante 30 dias em várias lojas. O Digital Folio substitui sites da web para checar  preço, você recebe o alerta conforme os preços são alterados.

Uma curiosidade desse mercado que entrega tudo na mão são as empresas que ajudam a preparar refeições. A Plated, uma nova empresa de comércio eletrônico, juntamente com serviços como o Blue Apron, o Chefday! e o HelloFresh, compram, medem, cortam, esfriam, embalam e enviam para sua casa todos os ingredientes necessários para uma refeição. Kits de jantar têm feito sucesso em outros países. O primeiro serviço, o Middagsfried, começou na Suécia em 2007 e se espalhou pela Europa. O HelloFresh, propriedade da gigante alemã do comércio eletrônico Rocket Internet, entrega mais de 10 mil caixas por semana na Alemanha, na Holanda, no Reino Unido e na Austrália.

Não é preciso pensar sobre o que há para o jantar. Tudo o que o cliente deve fazer é escolher receitas on-line.

Sair da versão mobile