Geração Z consome menos álcool que outras faixas etárias, aponta pesquisa

Estudo mostra que 88% dos jovens entre 18 e 25 anos consideram reduzir ou abandonar a bebida

Geração Z.

O consumo de bebidas alcoólicas tem apresentado mudanças de comportamento entre diferentes gerações, especialmente entre os jovens da Geração Z. Levantamento realizado pela Mind & Hearts, do grupo HSR Specialist Researchers, com 677 pessoas de todas as faixas etárias, mostra que 36% dos entrevistados da Geração Z consomem álcool apenas uma vez por mês ou com menor frequência. O índice é superior ao registrado entre os integrantes da Geração Y (32%) e da Geração X (32%).

Para Naira Maneo, sócia-diretora da Mind & Hearts, esse comportamento está relacionado à presença digital e à exposição nas redes sociais. “Essa geração cresceu imersa em um contexto digital, em que a exposição nas redes sociais tem um peso enorme. O receio de situações constrangedoras, como a ‘ressaca moral’, faz com que muitos jovens prefiram manter o autocontrole e evitar o consumo excessivo”, afirmou.

O estudo aponta também que 88% dos jovens entre 18 e 25 anos estão dispostos a reduzir ou abandonar o consumo de álcool, índice superior ao de 81% observado na Geração Y e aos 85% da Geração X. “Desde a infância, essa geração foi mais exposta a informações sobre os efeitos nocivos do álcool, o que torna mais fácil para eles repensarem suas escolhas e se afastarem desse consumo”, disse a pesquisadora.

De acordo com o levantamento, os jovens também têm buscado alternativas para o consumo de álcool, com destaque para atividades ao ar livre, eventos culturais e esportes. “A presença de drinks sem álcool tem ganhado destaque nesse contexto, refletindo uma mudança nos padrões de socialização. A Geração Z tem sido a principal aderente dessa tendência, moldando novos hábitos e maneiras de se divertir sem recorrer à bebida alcoólica”, afirmou Naira.

A pesquisa mostra ainda que a cerveja segue como a bebida alcoólica mais consumida, com 77% de preferência, principalmente entre pessoas com mais de 30 anos. O vinho aparece com 60%, especialmente entre mulheres. Já os destilados e coquetéis são mais populares entre a Geração Z e os jovens da Geração Y. Entre os que evitam bebidas alcoólicas, o refrigerante é a principal escolha.

“Os resultados refletem uma sociedade em transição, marcada por uma crescente conscientização sobre os efeitos negativos do consumo de álcool”, concluiu Naira Maneo.

Imagem: Shutterstock

Sair da versão mobile