Procon-SP vai receber reclamações e fazer audiências de forma virtual

Consumidor terá um canal direto de interação sem precisar sair de casa

Procon-SP vai receber reclamações e fazer audiências de forma virtual

A Fundação Procon de São Paulo coloca no ar, nesta terça-feira (4), o Sistema de Atendimento Digital. A implantação do sistema será gradativa: as empresas Casas Bahia, Comgás, Extra.com.br, Ponto Frio, Samsung e Vivo integram a primeira etapa do processo.

O sistema permite que as audiências sejam feitas de forma online e que o consumidor acompanhe o andamento da sua reclamação. Desenvolvida em parceria com a Prodesp, a ferramenta utiliza a plataforma Dynamics 365 e a Power Platform da Microsoft.

Com a realização das audiências de conciliação de forma virtual – via Microsoft Teams -, todo o processo de reclamação passa a ser online. O consumidor, assim, terá um canal direto de interação com o Procon-SP e não precisará sair de casa para resolver seu problema.

“O Procon-SP está totalmente digitalizado, assegurando mais transparência, agilidade, conforto e rapidez ao consumidor. Na prática, não será mais necessário deslocamento físico para fazer uma reclamação, que poderá ser feita pelo celular ou computador. A demanda chegará imediatamente ao fornecedor e, caso não seja atendida, os especialistas do Procon-SP farão audiência entre a empresa e o consumidor também de forma online. Mas, para o cidadão que preferir, continuará sendo garantido o atendimento presencial”, diz o diretor-executivo do Procon-SP, Fernando Capez.

A plataforma digital também traz mais rapidez nas ações da fiscalização. Os especialistas passarão a fazer os autos de infração de forma online, o que agiliza a tramitação do processo. “Os procedimentos fiscalizatórios – como recurso de multa, por exemplo – também poderão ser acompanhados digitalmente. Além disso, os fiscais irão às ruas munidos de tablets para fazer as vistorias, o que também representa maior rapidez e eficiência nos processos”, destaca Capez.

Desde o início da atual gestão, a Prodesp trabalha junto às demais secretarias e órgãos do governo para ampliar as possibilidades de atendimentos. “No Procon-SP, realizamos o projeto de revitalização do portal, que ficou mais moderno, atrativo e com novas funcionalidades para o atendimento ao público. Agora, para atender aos anseios daqueles que buscam pelas facilidades do digital, ajudamos a criar um sistema inteligente e inovador ao alcance da palma da mão”, explica André Arruda, presidente da Prodesp.

Imagem: Bigstock

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