Gamification, ou gamificação, é uma palavra de origem inglesa que quer dizer “converter algo em jogo”. A proposta é tornar as atividades diárias em tarefas mais divertidas e motivadoras a partir de conceitos dos games, ou seja, significa transformar um processo em um jogo, com desafios, metas, objetivos, impulsionando a conquista de resultados e motivando o público-alvo.
Essa estratégia vem ganhando espaço em diversos setores do mercado, principalmente no universo do varejo, e promete mudar relações de trabalho, como as marcas interagem e se relacionam com os clientes, bem como com os colaboradores.
O papel e os benefícios da gamificação para as marcas
Estudos mostram que os jogos ativam a dopamina no cérebro, provocando a sensação de prazer. Isso explica por que as pessoas gostam tanto de participar de desafios e competições. E tornar a interação entre cliente e marca mais lúdica e divertida por meio dos games é um dos caminhos que ajudam a tornar uma empresa mais relevante e em destaque no mercado.
Na era da conectividade e interatividade, a gamificação é capaz portanto de aproximar o cliente da marca e transformar a experiência do consumidor. Aliás, este é o principal objetivo do gamification: aprimorar a usabilidade por meio da dinâmica do jogo, aumentando o engajamento entre marca e cliente, estreitando relacionamento, criando vínculos emocionais e sendo forte ferramenta para fidelização. Ademais, a recompensa é um elemento indispensável na gamificação, e a ideia de ganhar prêmios aumenta a motivação de quem está interagindo.
Com a gamificação também é possível atrair novos clientes como os nativos digitais (pessoas que nasceram a partir da década de 1990), que dão bastante valor à escolha de empresas que desenvolvem inovações tecnológicas na relação de comprar e vender. Utilizando games para entreter e relacionar-se, você estará presente na vida das pessoas, não só no momento da compra, mas também no momento de diversão, promovendo entretenimento. Isso potencializa a exposição de uma marca, criando uma predisposição das pessoas de comprarem produtos e serviços de uma empresa.
Como a gamificação pode reter e engajar clientes?
Premiar os clientes que fazem parte de um programa de fidelidade quando eles realizarem um número de compras online ou na loja física, por exemplo, pode os incentivar a escolher uma determinada empresa na hora da compra. Conquistar benefícios por meio dos games, como frete grátis, descontos nos produtos, ganhar brindes ou conseguir comprar algo antes de todo mundo e com exclusividade são algumas opções de prêmios que despertam o interesse, fidelizam e engajam os clientes. Para o varejo online, construir jogos que aumentem o tempo de permanência do cliente em um site ou aplicativo pode ser uma boa ideia para melhorar a percepção da marca e aumentar a retenção e, como resultado, o cliente pode trocar a pontuação por descontos.
Para exemplificar, veja o caso da rede de supermercados Pão de Açúcar: foi incluída a função Meus Prêmios no app da empresa, que segue um conceito de gamification para que o cliente, ao completar determinada meta mensal, resgate prêmios que vão de produtos nas lojas a vouchers que podem ser usados em parceiros.
Como a gamificação pode reter e motivar os colaboradores?
O treinamento corporativo é o ponto-chave da gamificação no varejo, afinal um dos grandes pontos de valor da gamificação está também em poder disseminar conteúdos técnicos de forma lúdica. Assim, com o desenvolvimento correto de habilidades, o colaborador ficará cada vez mais capacitado e preparado para se relacionar e fidelizar o cliente. A gamificação também é capaz de treinar não só capacidades técnicas, como também as chamadas soft skills, responsáveis por desenvolver habilidades comportamentais fundamentais. Outra questão positiva é o reforço de comportamentos e competências que estejam alinhados aos propósitos da marca. O game pode ainda ser um aliado para passar conceitos de liderança, ética, produtividade e mais uma série de outras características que se espera do time a ser treinado.
Fernanda Dalben é diretora de marketing da rede de Supermercados Dalben.
Imagens: Shutterstock