Electrolux investe R$ 700 milhões em nova fábrica no Paraná

A unidade deve gerar cerca de dois mil postos de trabalho

Electrolux

A Electrolux vai investir cerca de R$ 700 milhões na construção de uma nova fábrica em São José dos Pinhais, no Paraná. A unidade fabril seguirá todas as diretrizes de sustentabilidade da companhia, como a meta de carbono zero e a gestão inteligente de água e energia. O acordo foi firmado com o governo estadual e com a prefeitura local.

Sediada a menos de 20 quilômetros da capital de Curitiba, a fábrica terá 50 mil m² de área construída em sua primeira fase de obras, que deverá ser entregue no final de 2024. A segunda etapa está prevista para ser finalizada no final de 2025.

“Temos uma relação de longo prazo com o Estado do Paraná. A construção de uma nova unidade fabril representa a expansão do parque produtivo do Electrolux Group e a consolidação da empresa na região. Com essa nova unidade, ampliaremos nossa capacidade produtiva e nosso mix de produtos. Seremos ainda mais competitivos, fortalecendo a economia da região”, destaca Leandro Jasiocha, CEO do Electrolux Group América Latina.

A fábrica deve gerar cerca de dois mil postos de trabalho, sendo 500 novos empregos diretos e 1400 empregos indiretos na cadeia de fornecedores. Outros mil colaboradores estarão envolvidos diretamente durante a construção da unidade.

“A nova planta gerará ganhos econômicos e sociais para o Estado, assim como para toda a região abrangida pelo município, como atração de novas empresas, oportunidades de empregos, demandas para o setor de serviços e formação e qualificação profissional”, conta Ramez Chamma, COO Electrolux Group Latin America.

Planta sustentável

Assim como as outras unidades da região, a fábrica contará com a gestão inteligente de água e energia, com reaproveitamento dos efluentes industriais que foram tratados e um sistema dedicado para coleta de água da chuva. Toda a energia elétrica será proveniente de fontes renováveis, incluindo também o uso de placas solares.

A unidade de São José dos Pinhais também contará com certificações de sustentabilidade, como a “Zero Aterro” (ausência da destinação de resíduos para aterro), e buscará a certificação Leadership in Energy and Environmental Design.

Imagem: Shutterstock

Sair da versão mobile