Ambev, Coca-Cola, Nestlé, BRF (Sadia) e Heineken são atualmente as empresas de alimentos e bebidas mais valorizadas pelos brasileiros. Isso significa que elas são consideradas as companhias do setor que mais geram e entregam valores que vão além das cifras aos seus stakeholders, grupo formado por consumidores, acionistas, funcionários e fornecedores.
Itens como eficácia da estratégia corporativa, crescimento, valor de marca, relacionamento com clientes, governança, sustentabilidade, gestão de talentos, inovação, uso de tecnologias digitais, entre mais de 60 critérios, foram avaliados pela consultoria DOM Strategy Partners para compor a pesquisa “MVP (Mais Valor Produzido) – Alimentos e Bebidas”.
O ponto de partida para o levantamento foi a análise das 1000 maiores empresas, segundo anuários publicados, bem como pesquisas, relatórios setoriais e matérias jornalísticas que são produzidos pelas principais associações, editoras, institutos de pesquisa e organizações do mercado de alimentício e de bebidas.
Após 10 meses de interações com os stakeholders, concluiu-se que a Ambev é a empresa melhor avaliada pelos seus agentes internos e externos, com nota 8,56, enquanto a operação brasileira da The Coca-Cola Company ficou em segundo lugar, com 8,53. Já a Nestle obteve pontuação de 8,29. A BRF (Sadia) conquistou 8,21 e a Heineken 8,18 pontos.
“Avaliamos o modelo de negócio destas empresas como um todo. Não olhamos só para a marca e o seu poder de capilaridade na vida do consumidor. Analisamos como as estratégias destas companhias se convergiram com a expectativa de cada um dos seus stakeholders, indo de tendências de digitalização, passando por conceitos de sustentabilidade até mensurar como são suas relações com o cliente final hoje em dia”, explicou Daniel Domeneghetti, coordenador do ranking “Mais Valor Produzido” e CEO da DOM Strategy Partners.
O estudo também avaliou as empresas mais disruptivas dos segmentos de alimentos e bebidas. A melhor classificada nesta classificação foi a companhia de foodservices Duas Rodas. A linha de negócios da empresa foi o principal motivador para a organização estar na liderança, pois sua estrutura está baseada em uma nova forma de vender e performar dentro do seu segmento de atuação.
Tabela de pontuação comparada com a edição anterior:
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