Eduardo Guardia fala sobre perspectivas de investimentos internacionais no Brasil

O Brasil fechou 2018 com rombo de R$ 11,5 bilhões de saldo negativo de investimentos estrangeiros. O primeiro semestre de 2019 se manteve deficitário, com R$ 3,5 bilhões negativos no saldo. Além disso, o Brasil deixou a lista dos 25 países que mais devem atrair investimento estrangeiro no mundo. Desde 1998, essa foi a primeira vez que o país ficou de fora do Índice Global de Confiança para Investimentos Estrangeiros (FDI Global Index), da consultoria norte-americana A.T. Kearney.

Apesar disso, a perspectiva de aprovação da reforma da previdência e da tramitação de mudanças também na área tributária vem aquecendo a bolsa de valores e animando o mercado. O LATAM Retail Show abre espaço para o debate da temática, no dia 28 de agosto, na plenária “As perspectivas de investimentos internacionais no Brasil: quais os mercados mais promissores”. Para conduzir as discussões o evento terá Eduardo Guardia, economista, ex-ministro da Fazenda e atual CEO BTG Pactual Asset Management.

Segundo dados da Câmara de Comércio Exterior (Camex), no primeiro trimestre deste ano, foram confirmados oito projetos de investimentos no Brasil nos setores de energia renovável, indústria, comércio eletrônico, logística, software e robótica. Três deles somam um investimento de US$ 859 milhões. Os demais não tiveram os valores divulgados. O estudo considera investimentos de China, Estados Unidos (EUA), Japão, França e Itália.

O boletim indica que, ao longo dos 16 anos da série considerada (de 2003 ao 1º trimestre de 2019), o Brasil recebeu investimentos desses cinco países em 1.167 empreendimentos, que somam US$ 187 bilhões. A maior parte – 852 projetos, com volume de US$ 154 bilhões – em projetos brownfields (ampliação ou reformulação de projetos já existentes).

O meio de entrada mais utilizado pelos investidores são fusões e aquisições, o que reflete clara entrada de investidores externos como controladores de grandes empresas brasileiras e, por consequência, o baixo ritmo de ampliação da capacidade produtiva. Os projetos estão fortemente concentrados nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

O LATAM Retail Show acontece de 27 a 29 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo, e contará com a NürnbergMesse Brasil, subsidiária do Grupo NürnbergMesse e uma das maiores empresas internacionais organizadoras de eventos e exposições no Brasil. O evento terá formatos variados e inéditos, divididos por temas de interesse. Os assuntos abordados no evento serão focados em: evolução do varejo, ecossistema de negócios da China, omnichannel, cultura, liderança, inovação, jornada do consumidor, data analytics, mercado imobiliário, eficiência operacional, shopping center, strip malls, estratégia de distribuição, meios de pagamento, blockchain, big data, entre outros.

* Imprensa reprodução

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