Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Linguiçaria do Chef destaca importância de consultoria nos processos de certificação e licenças

Após a inauguração da loja física, do site e do aplicativo, empresa decidiu investir em uma fábrica própria, que está em processo de implementação

  • de Marcelo Audinino
  • 3 anos atrás
Linguiçaria do Chef destaca importância de consultoria nos processos de certificação e licenças

As diversas legislações e o sistema burocrático do Brasil tornam os processos de certificações e de gestão de documentos uma tarefa complicada e técnica para a maioria das empresas. Muitas vezes, a solução é recorrer ao apoio de uma consultoria, como no caso da Linguiçaria do Chef, que buscou ajuda da Sanity para a implementação de sua fábrica e obtenção do SIF (Serviço de Inspeção Federal).

A empresa, criada pelos irmãos Anderson e João Peixoto, surgiu a partir de uma necessidade de Anderson, chef de cozinha, que não encontrava produtos que correspondessem às suas expectativas de qualidade de embutidos. O chef optou por fabricar suas próprias linguiças. Graças ao boca a boca de amigos e da família, a iniciativa virou um pequeno negócio.

Inicialmente, as vendas e os pedidos se concentravam no WhatsApp, mas gradualmente um business plan foi desenhado. “Começamos a entender que o mundo estava muito na omnicanalidade, então teríamos que atender tanto no e-commerce quanto numa loja física para o consumidor final, além do foodservice e dos grandes varejistas”, explicou João Peixoto, cofundador e CEO da Linguiçaria do Chef.

Certificação da fábrica própria

Em setembro de 2019, a loja física da Linguiçaria do Chef foi inaugurada, seguida pelo desenvolvimento de um site e aplicativo próprios. Os irmãos definiram que a próxima etapa do negócio seria a criação da própria fábrica e a entrada no processo de certificação, que funcionaria como uma forma de validação para o mercado e expansão dos negócios. Entretanto, nesse momento algumas dificuldades começaram a surgir.

“A gente começou a bater nas prefeituras e no governo do Estado e não encontrávamos ninguém para orientar sobre qual caminho seguir para tirar a certificação. A burocracia é enorme e as dificuldades, gigantescas. Foi aí que percebemos que precisávamos de uma empresa de consultoria para auxiliar no desenvolvimento da fábrica e tirar essa certificação”, contou João.

A Sanity, empresa especializada em consultoria sanitária e auditoria, passou a fazer parte do projeto da Linguiçaria do Chef nesse momento. A consultoria atuou tanto na parte de registro e documentação quando na de fornecedores e equipamentos, explicando quais tipos seriam melhores para a fábrica.

“A gente fez o processo faseado [existem algumas fases para tirar a certificação] e a Sanity fez o acompanhamento desde o início até a certificação. Demorou um pouco por conta da burocracia do nosso País, algo em torno de 1 ano e 4 meses, mas tudo foi acompanhado por eles”, contou o executivo. Ele ainda revelou que, para uma operação tão grande, a empresa recebeu investimento do Grupo Ergo, que passou a ser um dos investidores do negócio.

Mesmo com a certificação já em mãos e com a fábrica em processo de implementação, o CEO comenta que a Sanity ainda tem funções importantes no dia a dia da empresa. “Eles fazem todo um acompanhamento com a gente para manter a certificação, como se fossem auditorias internas”, revela. Além disso, a Linguiçaria do Chef conta com o apoio de uma nutricionista da Sanity que acompanha o lançamento de rótulos e o fluxo interno de produtos e insumos.

João destacou que o próximo passo é expandir as operações da empresa. “A nossa ideia agora é entrar nos supermercados de vez. Estamos buscando grandes parceiros em São Paulo, e depois queremos alavancar o negócio em outros Estados e quem sabe até exportar o nosso produto”, revelou o executivo.

Imagem: Reprodução

  • Categories: Destaque do dia, Economia, Foodservice, Notícias
  • Tags: alimentaçãoBrasilcertificaçãoconsultoriaconsumidorconsumidoresconsumocrescimentodocumentosEconomiaempresasexpansãofoodserviceindústriainvestimentolicençasLinguiçaria do ChefmarcasmercadonegóciosprocessoSanitysegurança de alimentos

Conteúdo Relacionado

Pix lidera em número de transações em 2024, mas TED segue na frente em valores

de Redação 19 de maio de 2025

Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

de Redação 19 de maio de 2025

Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios gaúchos

de Redação 19 de maio de 2025

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

de Aiana Freitas 19 de maio de 2025

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

de M&C Media Labs 19 de maio de 2025

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

de Marcos Gouvêa de Souza 19 de maio de 2025

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

de Larissa Féria 19 de maio de 2025

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

de Redação 19 de maio de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile