Por trás da disputa para oferecer a melhor maquininha de cartão, com melhor preço e maior leque de serviços embutidos no terminal, precisamos entender a verdadeira necessidade de um mercado bastante importante: os nove milhões de micros e pequenos negócios existentes no Brasil, que correspondem por 27% do Produto Interno Bruto (PIB). Para apoiar esse setor com grande potencial de crescimento na oferta de serviços digitais, vamos antes voltar alguns passos. Hoje, para não perder vendas, pequenos empresários precisam garantir que a operação de suas maquininhas esteja em seu máximo, nos 100%.
Realizamos recentemente a pesquisa Fiserv Insights em parceria com o Sebrae, que diz que 38% dos microempreendedores do Estado de São Paulo operam apenas com uma maquininha de cartão e 40%, com duas maquininhas. Neste cenário, a falha de apenas uma delas pode significar grandes perdas financeiras para o negócio.
Outro dado apontado pela pesquisa é que os empreendedores ainda estão distantes dos pagamentos e serviços digitais disponíveis no mercado. Um exemplo disso é que 58% não conhece a tecnologia Tap on Phone, em que o celular é usado para receber pagamentos, e apenas 25% utilizam com frequência o QR Code. Também vimos que 66% aceitam transações Pix sem maquininhas, ou seja, passando a chave para que o consumidor transfira o dinheiro por seu celular – índice que chega a 81% no interior de São Paulo. A aceitação do Pix via maquininhas representa 51% em São Paulo e 40% no interior.
Essas questões trazem a reflexão de que, além de preço e de serviços diferenciados, o nosso primeiro passo é nos aproximar desses empreendedores com prestação de serviço e atendimento mais humanizado. A regionalização de uma empresa de serviços financeiros, chegando a todos os cantos possíveis do país, pode ser uma oportunidade de estabelecermos esse vínculo. Para o varejista, é um conforto saber que há uma unidade próxima a seu negócio que prontamente pode substituir uma maquininha de cartão quando apresentar qualquer tipo de problema.
Essa aproximação do varejista também pode facilitar o seu entendimento sobre os produtos disponíveis para ajudar o seu negócio. A automação dos serviços de pagamento é um processo importante para o crescimento de uma empresa e há maquininhas no mercado que disponibilizam soluções sofisticadas para facilitar controle e conciliação de estoque e emissão da nota fiscal eletrônica simplificando as operações.
Com esses diferenciais, o preço torna-se secundário para ajudar na fidelização desses pequenos empresários e apoiá-los no incremento de vendas.
Fabiano Wohlers é diretor de Desenvolvimento de Negócios da Fiserv no Brasil, responsável por Bin.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock