Harry Potter é daqueles personagens épicos na literatura infantojuvenil, cuja trajetória é acompanhada por milhares de fãs em todo mundo quase 30 anos depois do lançamento do primeiro título. Suas aventuras em Hogwarts são atemporais e passam como um legado de uma geração para outra, seja pelos livros e filmes seja pelo império construído em torno desse universo, com lojas, parques e estúdios. Neste semestre, a onda Harry Potter inunda o mercado brasileiro de oportunidades a partir das maratonas disponíveis em canais fechados e no cinema. Doces, vestuário e maquiagens acompanham a tendência que culmina com uma megaexposição no Parque Ibirapuera, em São Paulo.
As ativações foram deflagradas por parcerias com a Warner Bros. Discovery Global Consumer Products, detentora dos direitos de marca. O canal fechado da Warner, aliás, exibiu a saga completa no último domingo, 1º de setembro. São oito filmes ao todo. A rede de cinemas Cinemark abriu também anunciou o retorno às telonas dos três primeiros longas para quem quisesse maratonar à moda antiga.
Se a movimentação é parte da estratégia da Warner Bros. para a estreia da série Harry Potter, prevista para ser lançada em 2026, pela HBO, só o tempo dirá. Por enquanto, o varejo tem surfado nessa boa onda.
Cacau Show
Lilian Rodrigues, diretora de Marketing da Cacau Show, disse que o objetivo é “proporcionar uma experiência mágica para todos os fãs, onde possam reviver seus momentos favoritos dos filmes e criar novas memórias”.
Quem disse, Berenice?
Pautada pela nostalgia como tendência, a Quem disse, Berenice? apostou no movimento de resgate dos anos 2000, puxado principalmente pela Geração Z, fase que remete à infância desses jovens e coincide com o lançamento do primeiro filme de Harry Potter no Brasil.
Em parceria com a WBDGCP, a marca preparou uma linha de produtos que vai do skincare à maquiagem, a primeira desse tipo na América Latina.
Entre os 11 produtos da linha, lançada com edição limitada, os fãs podem optar por paleta de sombra, delineadores, iluminador, balm labial, kit de pincéis, gel e máscara de limpeza facial, água micelar e body splash. Todos os itens são temáticos e carregam as características do mundo mágico nas embalagens e nos formatos, como o jogo de pinceis produzidos em formato de varinhas.
“Identificamos o forte desejo do consumidor em ter uma linha de maquiagem inspirada em Harry Potter, um fenômeno cultural que dialoga com diversas gerações. Como marca que entende muito de maquiagem, desenvolvemos produtos que conversam com as principais tendências de beleza, com muita cintilância e cores do momento, como azul, vermelho, marrom e fúcsia, com acabamentos e efeitos que traduzem o mundo encantador e mágico de Harry Potter”, explica Mirelle Martinez, diretora de categoria de Make do Grupo Boticário, dono da Quem disse, Berenice?.
Riachuelo
A varejista abriu lojas temáticas, no modelo store in store, em cinco das suas lojas físicas espalhadas pelo Brasil. A ativação teve início em 31 de julho, quando foi celebrado o aniversário de Potter, e se estenderá por seis meses.
As unidades do Shopping Aricanduva, em São Paulo, Shopping Dom Pedro, em Campinas, Flamboyant Shopping Center, em Goiânia, Norte Shopping, no Rio de Janeiro, e Shopping Taboão, em Taboão da Serra, receberam mobiliários, cenografia e objetos desenvolvidos exclusivamente para o projeto com inspiração nos personagens da saga, convidando o público a se transportar para o universo de Hogwarts.
A marca oferece produtos licenciados Harry Potter Riachuelo, Casa Riachuelo e Fanlab com peças masculinas, femininas, infantis, juvenil e decor. A varejista garante o abastecimento de produtos inéditos durante o período da ativação, além de diversas dinâmicas e brindes exclusivos, como pôsteres, bottons e cards.
Exposição no Ibirapuera
Ainda em cartaz no Parque Ibirapuera, em São Paulo, a maior imersão no universo Harry Potter pode ser vista por adultos e crianças. A exposição reúne uma coleção de itens autênticos dos filmes, trajes usados pelos atores e recriações de cenas e cenários icônicos para criar uma jornada interativa para os fãs.
A imersão garante diversão e dinâmicas para os visitantes, como a busca por medalhões Golden Snitch. A pulseira do visitante ajudará a acumular pontos para sua casa de Hogwarts ao completar as atividades, como preparar poções e lançar feitiços. A atividade interage com o perfil de bruxo de cada pessoa.
Além de Brasil, Harry Potter: The Exhibition também está em exposição em Munique, na Alemanha, Macau, na China, Boston, nos Estados Unidos e em Madrid, na Espanha. A realização é da Warner Bros. Discovery, Imagine Exhibition e Eventimlive.
Fini
A marca de balas de gelatina Fini lançou quatro produtos inspirados no universo Harry Potter também no mês de julho e em parceria com a WBDGCP: as balas em formato de raio, coruja Edwiges, óculos do Harry e chapéu seletor. A linha é comercializada em pacotes de 70 gramas.
À época, a gerente-executiva de Marketing Latam da The Fini Company BR, Thais Carminato, afirmou que o foco da empresa é promover a Fini de forma lúdica e integrada ao universo do personagem.
Harry Potter: Celebrando Hogwarts
Desde março de 2023 em cartaz nos shoppings brasileiros administrados pela Allos, a instalação temática “Harry Potter: Celebrando Hogwarts” se prepara para a sua última temporada de visitações no Boulevard Shopping Bauru. Com entrada gratuita, o espaço estará aberto ao público de 19 de setembro a 20 de outubro.
Resultado da parceria entre Allos e Warner Bros. Discovery Global Themed Entertainment, a instalação é totalmente instagramável. Segundo a administradora, uma das mais divertidas atrações é o Campo de Quadribol, onde os visitantes podem testar suas habilidades no jogo de maior sucesso no mundo bruxo.
Há espaços para que os visitantes apreciem a Floresta Proibida e evoquem seus próprios feitiços. A Capa da Invisibilidade, na Sala Comunal, pode ser vestida e fotografada. E quem curte desafios, pode tentar resolver um quebra-cabeça para acender o caldeirão na Aula de Poções.
Amazon
Para fechar a reportagem, é preciso lembrar e homenagear a origem raiz do personagem, que nasceu das páginas escritas por J.K. Rowling. Ao celebrar 10 anos do lançamento global do Kindle Unlimited, a Amazon listou os livros mais lidos nesta versão.
“Harry Potter e a pedra filosofal”, o livro que inicia a saga do bruxo em Hogwarts, ocupa o primeiro lugar no Brasil. Globalmente, a série inteira de ficção é a mais lida no Kindle Ulimited entre os 3 bilhões de títulos lidos pelos usuários da plataforma no mundo.
Os números reforçam a força do personagem e a habilidade de se perpetuar pelas gerações que o sucedem.
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