O grupo francês Casino, em parceria com a Prodistribution abriu o “Le 4 Casino”, a primeira unidade de um novo conceito de loja, que reúne espaço para fazer compras e comer. A nova loja, próxima ao Champs Élysées, em Paris, conta com oferta única, incluindo um corredor de mercearia gourmet, uma seleção de produtos alimentícios Casino, um grande mix de itens orgânicos e veganos, além de receitas preparadas por marcas ou chefs convidados, um showroom da Cdiscount com espaço para co-working e uma adega de última geração.
Tina Schuler, CEO da Géant, Casino Supermarkets e Leader Price, comentou: “O Le 4 Casino é um novo conceito de loja que mudará decisivamente o formato de compras do consumidor francês. Nossa intenção foi criar um lugar que tornasse as compras mais simples e divertidas”.
A experiência de compra é simplificada e aprimorada por uma variedade de dispositivos digitais, permitindo aos clientes fazer compras 24 horas por dia sem a necessidade de passar por uma caixa registradora, localizar facilmente os produtos na loja, escolher entre uma variedade maior de itens e serviços, e encontrar mais informações sobre eles.
Jean-Charles Naouri, CEO do Grupo Casino, disse: “O negócio do varejo é centrado na inovação, e isso vai além da mera tecnologia. No futuro, a lacuna entre lojas físicas e lojas digitais fechará. Os canais de distribuição física e digital não apenas precisarão se adaptar aos gostos e tendências, mas também terão de antecipá-los. Este novo conceito incorpora uma mentalidade inteiramente nova, baseada na adaptação constante, com o objetivo de antecipar e atender as expectativas dos consumidores de forma mais eficaz, mantendo relações estreitas e de confiança com os clientes que fazem compras em lojas de nossas bandeiras”.
O “Le 4 Casino” tem três andares, com produtos alimentícios orgânicos, itens de origem local, snacks e uma adega inteligente com bebidas alcoólicas. No piso superior está localizado o primeiro showroom parisiense da Cdiscount, que apresenta uma seleção de alguns itens comercializados no e-commerce da marca, e uma área gratuita de co-working. Emmanuel Grenier, presidente do Cdiscount, afirmou que “o novo espaço é uma oportunidade de expormos nossa concepção de experiência aos nossos clientes: uma abordagem fluida e simplificada, multicanal, e completamente integrada aos momentos da vida”.
Visível pela vitrine, o display digital de realidade aumentada oferece uma nova experiência aos consumidores. Os clientes podem escolher entre uma seleção de itens gourmet cuidadosamente selecionados, provar pratos preparados por um chef convidado e fazer suas compras diárias utilizando uma parede digital gigantesca, a chamada Picking Wall, por meio da qual eles têm acesso total ao portfólio da loja online do Casino, para entrega à domicílio.
A “Le 4 Casino” é resultado de um trabalho colaborativo realizado por cerca de 15 diferentes parceiros do setor de varejo. A tecnologia enriquece a experiência do consumidor, oferecendo serviços criativos, como geolocalização de produtos na loja, geração de rotas de compras e soluções para assistência totalmente personalizada ao cliente e checkout fácil.
Moez Alexandre Zouari, Presidente e Diretor Executivo da Prodistribution, franqueado do Grupo Casino e parceiro do projeto “Le 4 Casino”, disse: “No momento em que as pessoas estão expressando incerteza sobre o futuro das lojas físicas, os varejistas estão lançando lojas automatizadas. Acredito que devemos dar ao ser humano um papel ainda mais vital, de liderança. É por isso que imaginamos um lugar onde marcas convidadas, chefs e produtores de artesanato possam estar presentes e interagir, na prática, com os consumidores, apresentando seu trabalho, criando diálogo e incorporando a proximidade”.