CVC sofreu ataque cibernético no sábado; sistemas foram restabelecidos parcialmente

A companhia já acionou seus protocolos internos de segurança com o objetivo de identificar as causas do incidente

Prejuízo líquido da CVC sobe 16,6% no 3ºtrimestre e chega a R$ 87,5 milhões

A operação B2B reportou uma redução de 1,8% na receita líquida motivada por descontinuação de venda para milheiros

A CVC informou nesta segunda-feira, 4, em comunicado, que no último sábado, dia 2, foi vítima de ataque criminoso em seu ambiente de tecnologia da informação. A companhia informa que acionou seus protocolos internos de segurança com o objetivo de identificar as causas do incidente e mitigar seus impactos.

“A CVC Corp está apurando a extensão do ataque cibernético e seus efeitos, de modo que, até o presente momento, é possível afirmar que se trata de um ataque ransomware e que, por conta disso, alguns de seus sistemas e ambientes ficaram indisponíveis, sendo certo que parte deles já foi restabelecido”, diz um trecho do comunicado.

A companhia reforçou ainda que investe continuamente para preservar a segurança dos seus sistemas, mantém atualizações frequentes de sua rede para evitar tentativas de invasão e que faz uso de tecnologias com padrões rígidos de segurança.

Ataque a Lojas Renner

Recentemente, a marca de roupa Renner também sofreu com ataques cibernéticos. O ataque provocou indisponibilidade em parte dos sistemas e operação da companhia, o que deixou, principalmente, o sistema de e-commerce fora do ar. O reestabelecimento do método de comprar, via site e aplicativo, retomou as operações entre os dias 21 e 22 de agosto, dois dias após o ataque.

A empresa afirmou que os principais bancos de dados não foram afetados com o ataque e permaneceram preservados. Em comunicado lançado, a Lojas Renner ressaltou que faz o uso de tecnologias e padrões rígidos de segurança , e que seguirá investindo na infraestrutura de proteção de dados e sistemas.

Com informações de Estadão Conteúdo

Imagem: Divulgação

Sair da versão mobile