Cerca de 60 marcas marcam presença – ainda que virtual – na Comic Con Experience – CCXP Worlds: A Journey of Hope, que começa nesta sexta-feira (4) e vai até domingo (6). Entre elas, estão Budweiser, Cel.lep, Apple Produções, Sadia e Ruffles.
A presença de grandes marcas no evento geek é tradicional – em anos anteriores, um dos programas preferidos dos visitantes sempre foi caminhar em busca de produtos que, algumas vezes, são produzidos especialmente para o festival.
Mesmo com a pandemia de Covid-19 e o formato 100% virtual, as marcas não deixaram de lado a oportunidade de conquistar esse mercado com grande potencial de consumo. A organização preparou uma área especial para os parceiros exibirem seus produtos, o Geek Hall, além de oferecer ao mercado diversas possibilidades de relacionamento com os fãs.
A Budweiser é a primeira cervejaria a patrocinar a CCXP e se junta ao energético Fusion, à operadora Oi, a internet oficial do evento, que será conectado pela Fibra da Oi, e ao Facebook, a plataforma social oficial para reunir a comunidade global de fãs da CCXP Worlds.
O Santander estreia como o banco oficial; a Fanta, o refrigerante oficial; o Amazon Prime patrocina os cordões; e a Skol Beats, o Cel.lep, a Apple Produções, a Sadia e a Ruffles apoiam o festival, que tem a Natura como parceira de propósito.
“Estamos muito felizes por termos ao nosso lado parceiros que acreditaram no nosso projeto. O Facebook está conosco desde o início, acreditando no nosso sonho e nos ajudando a expandir ainda mais o alcance do nosso conteúdo. As outras marcas foram chegando e a CCXP foi tomando forma para, mais uma vez, fazermos algo histórico e com parceiros que investem na experiência do fã”, conta Pierre Mantovani, CEO da CCXP.
‘Live das lives’ no Facebook
Em uma parceria inédita, o Facebook vai abrigar a “Live das Lives”, exibida na página da CCXP, com mais de 20 horas de programação e os melhores momentos, discussões e entrevistas do festival. Para entrar na conversa, a página do Facebook Brasil trará bate-papos ao vivo com influenciadores e líderes de grupos na plataforma sobre diversidade e painéis do evento.
Outra novidade é o desafio de cosplays, que acontecerá com exclusividade no Reels pelo perfil da CCXP no Instagram. O Facebook Gaming e a CCXP também vão promover um campeonato de três dias com diversos gamers, como Samira Close, Uma Dani e Malena, que será também transmitido na plataforma pela página do The Enemy BR.
O Cel.Lep é a escola oficial de idiomas da CCXP Worlds e vai oferecer uma experiência gamificada na qual os participantes terão que responder a um quiz interativo sobre atributos da escola e do mundo CCXP. Quem responder corretamente ganhará um voucher de desconto para aprimorar o inglês em qualquer curso da escola. Além disso, o Cel.Lep vai viabilizar, no Meet & Greet, a comunicação entre fãs e ídolos, por meio de tradutores, que intermediarão as conversas em inglês durante os encontros entre o público da CCXP Worlds e as celebridades do evento.
A Oi assina a Oi Game Arena, reforçando sua estratégia de apoiar projetos voltados para o público gamer. Além disso, este ano o Oi Place será o marketplace oficial da CCXP, vendendo desde artigos exclusivos do evento a itens de tecnologia, nos espaços Geek Hall e CCXP Store.
A Budweiser vai estar presente no Thunder Arena, enquanto a Fanta vai trazer conteúdos, receitas com o refrigerante e apresentar o novo super-herói da marca, além de inserções de merchandising no Creators & Cosplay Universe, parceria com McDonald’s para descontos em combos, além de outros conteúdos e surpresas para os fãs.
A Ruffles patrocina live actions de dois dos jogos eletrônicos que estão em alta mundialmente na Grande Arena. A marca também terá uma área exclusiva no Geek Hall, onde será possível comprar produtos com condições especiais e entrega em casa.
‘Coisas incríveis acontecem’
A Sadia participa pela primeira vez do festival com um pacote de ações que visam engajar e promover conversas sobre o universo geek. A partir do conceito “Coisas incríveis acontecem”, a marca trará em seus canais conteúdos liderados em tempo real por influenciadores que comandarão o Plantão Sadia CCXP, além de paródias com o Lek Trek, o mascote da marca, bem como os Painéis’n Cheese, com cobertura em tempo real no Twitter de Sadia sobre tudo o que está rolando no evento.
Além dos conteúdos dos painéis, o Amazon Prime Video vai patrocinar um dos produtos do evento mais queridinhos pelos fãs, os lanyards. A plataforma ainda preparou ativações virtuais que prometem animar os fãs. Com duas séries surpresa a cada dia, o público poderá andar pelos estúdios, procurando por easter eggs e competindo por um lugar no ranking baseado no tempo em que o participante cumprir a tarefa.
Já o Santander estará com o time de influenciadores no Omelete Stage by Santander, e os clientes do banco que aderirem ao cartão de crédito Santander SX terão direito a um ingresso solidário Digital Experience por R$ 1 (valor simbólico que será destinado a uma das instituições do Programa Amigo de Valor) e 20% de desconto no Oi Place, o marketplace oficial da CCXP Worlds.
As editoras Nemo, Companhia das Letras, Veneta e Planeta Deagostini do Brasil e a plataforma Telecine vão levar para a CCXP Worlds diversos artistas, quadrinistas e autores que participarão de mesas na programação do festival, lives, sessões de autógrafos online e vendas de produtos como figuras de ação, livros e publicações, além de oferecer cupons de desconto ao público.
A emissora SBT terá um Jogo de Escape virtual que trará cenários do icônico quadro Câmeras Escondidas, do Programa Silvio Santos, além de Lives de Patricia Abravanel, Celso Portiolli, Sophia Valverde e Cristina Rocha, entre outros.
Estúdios para eventos online
Já a Apple Produções é uma empresa nacional com quase quatro décadas de atuação que presta serviço de som, luz e imagem para eventos. Para o projeto da CCXP, a parceria firmada foi muito além dos equipamentos. A empresa contribuiu com diversas soluções técnicas para o evento.
Tudo acontece no seu próprio conjunto de estúdios: a AREA451 – o maior complexo de estúdios para eventos online do Brasil, local que recebeu um upgrade na sua infraestrutura de internet com quilômetros de fibra ótica e um protocolo inédito de compatibilização entre consoles de áudio para integrar todas as salas.
O destaque fica a cargo dos painéis de Led de 2mm – um dos mais modernos do mundo – para criar uma interatividade entre o cenário físico com o cenário virtual e proporcionar uma sensação de uniformidade para quem estiver assistindo de casa não conseguir distinguir a diferença entre o real e o digital.
O cadastro para a CCXP Worlds é gratuito na categoria Free, que dará direito a quase todas as áreas do evento – com exceção do Thunder Arena, que pode ter alguns conteúdos não liberados. Para ter acesso total às principais transmissões do festival, é preciso adquirir o pacote Digital Experience (R$ 35). Nesta modalidade, o fã ainda receberá uma credencial virtual, enviada por e-mail, além de outras funcionalidades e interações e acesso à pré-venda da CCXP21.
Para quem gosta de viver a experiência completa, o plano Home Experience (R$ 35 + RS 21 de frete) tem como diferencial o envio de um kit físico contendo a credencial da edição, junto com um cordão, tag de porta, pin.
Já o Epic Experience (R$ 450 + RS 21 de frete) é composto por um kit com credencial física, produtos dos estúdios e oficiais da CCXP – incluindo dois cordões, tag de porta, pin, stickers, balde de pipoca, camiseta, copo, moletom, boné e pôster. Também haverá desconto no ingresso da CCXP21 e venda exclusiva de colecionáveis Iron Studios.
Em 2019, a CCXP recebeu 282 mil visitantes, quebrando recorde de público. Este ano, a edição especial CCXP Worlds.
Imagem: Divulgação