A 5àsec está apostando num modelo de negócio muito difundido nos Estados Unidos e na Europa, mas ainda pouco comum no Brasil: o das lavanderias de autosserviço. A primeira unidade foi implantada em Belém, no Pará, no mês de novembro.
O modelo atende à população que vive em apartamentos menores, sem espaço para máquina de lavar. Além do maquinário para atendimento tradicional, a unidade tem serviço de costura e, no segundo andar, um espaço de coworking que os clientes podem usar enquanto esperam a limpeza das peças .A loja também conta com wi-fi, televisão, espaço pet friendly na entrada e vending machine com snacks.
A responsável pela primeira unidade de autosserviço da empresa no Brasil é Leandra Bisi Priante, há dez anos na rede 5àsec. “Comecei a observar que havia procura por esse tipo de serviço, que era uma necessidade dos consumidores e uma tendência do mercado. Como sabia que a franqueadora já estava desenvolvendo um projeto com este foco, propus investir nesta novidade, como um serviço complementar de baixo custo aqui em Belém. Achamos um ponto estratégico, localizado na Avenida Brás de Aguiar, bem conhecida na região. A ideia do coworking veio para entreter ao cliente e até mesmo conceder a oportunidade de aproveitar o espaço de forma benéfica”, conta.
Toda a operação é feita via aplicativo. O cliente preenche um cadastro, efetua o pagamento eletrônico do serviço e a máquina é liberada para uso. Em seguida, recebe os produtos para fazer a lavagem, escolhe o programa e ciclo de acordo com o tipo de roupa e a máquina faz todo o serviço. São aceitas peças de vestuário, cama, mesa, banho e até mesmo edredom. Ao finalizar o processo de limpeza, basta tirar e colocar na secadora.
A parte de trás da loja conta com o serviço de lavanderia tradicional, para aqueles que buscam uma lavagem para peças delicadas ou um tratamento especial para alguns itens, como a revitalização, passadoria, lavagem a seco ou o serviço de bactericida, que vem sendo bastante procurado por auxiliar no bem-estar e na melhora da imunidade das famílias.
“Este modelo híbrido, com a opção do autosserviço, será replicado na rede e está disponível para todo Brasil. O investimento neste formato é partir de R$ 115 mil, com três máquinas de lava e seca. Nosso intuito é diversificar o público-alvo da marca, por meio de um modelo que dá mais autonomia para o cliente, é mais acessível e tem como benefício a qualidade da 5àsec. Projetamos a implantação de 15 unidades em 2021, em diferentes Estados brasileiros”, revela o diretor de novos negócios e expansão, Alex Quezada.
Segundo ele, o grande atrativo para investimento é o potencial de crescimento. Atualmente, apenas 4% da população economicamente ativa usa os serviços de lavanderia, sendo que mais de 20% desta população são consideradas clientes em potencial, segundo dados da ANEL (Associação Nacional de Empresas de Lavanderia).
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