Planeje o impacto social da sua marca em 2025

Calendário traz ocasiões valiosas de ação para a transformação social

Planeje o impacto social da sua marca em 2025

Estamos chegando ao fim de 2024, e imagino que você, assim como eu, esteja imersa(o) em planejamentos e projeções para 2025. Meu convite é para colocar mais um item no seu checklist: sua marca tem reservado tempo para pensar suas ações de impacto para o próximo ano?

É sabido que o “bolso” do impacto nas empresas costuma ser curto, e nem sempre integra um planejamento rigoroso que leva em conta os resultados desejados. Por isso mesmo, quero trazer essa reflexão para o momento oportuno: se queremos transformar a sociedade por meio de nossas ações, é preciso prioridade e intenção. 

Como recurso que pode ajudar nesta caminhada, destaco algumas ocasiões que podem guiar seu planejamento de impacto em 2025. Vale lembrar também que a mudança climática anuncia uma atenção cada vez mais frequente para ações emergenciais, que devem estar no radar de marcas engajadas.

8 de março, Dia Internacional da Mulher

A data é um marco pela reivindicação de direitos e tem forte apelo dentro das empresas. Para além de políticas internas que favoreçam a igualdade de oportunidades e de remuneração, é uma ótima oportunidade para presentear colaboradoras com brindes sociais que apoiem organizações que trabalhem causas de apoio a mulheres.

28 de junho, Dia do Orgulho LGBTQIA+

O mês do orgulho tem integrado o calendário de muitas empresas, com destaque para a indústria, que tem investido em versões pride de seus produtos. A pauta da diversidade e inclusão continua forte, e pode ser potencializada por ações como a criação de um produto social que reverta renda para organizações que trabalham com a causa – inspire-se com os exemplos do Guia MOL de Produtos Sociais.

5 de setembro, Dia da Amazônia

A proteção aos biomas nativos brasileiros deveria estar na prioridade de governos e de empresas. A Amazônia, por seu caráter simbólico, e por ter sido escolhida para sediar a próxima reunião da COP, ganha destaque nesta luta. É preciso pensar conservação e consumo para além de metas tímidas de mitigação, assumindo compromissos e metas corajosas de restauração.

20 de novembro, Dia da Consciência Negra

A luta antirracista nos mostra que o combate à discriminação é tarefa contínua, exigindo reanálise de nossas práticas e abrindo espaço nas mesas de decisão para novas lideranças. Iniciativas como o Pacto de Promoção da Equidade Racial e o Fundo Baobá são exemplos a serem conhecidos e apoiados. 

5 de dezembro, Dia de Doar

Campanha mundial que incentiva a solidariedade, o Dia de Doar mobiliza doadores de todas as causas para expressar sua generosidade na data, que acontece após marcos importantes do comércio como a Black Friday e a Cyber Monday. No Brasil, a iniciativa ainda é pouco explorada por marcas, representando um oceano azul de oportunidades de engajamento e arrecadação de doações. 

Roberta Faria é CEO da MOL Impacto.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Sair da versão mobile