A XP anunciou ontem sua primeira aquisição de 2022, uma “participação minoritária estratégica” no grupo Suno, envolvendo a Suno Research, que produz conteúdo e análises sobre o mercado financeiro, e a Suno Asset, de gestão de recursos. O tamanho da fatia adquirida não foi revelado nem o valor da operação.
“A parceria com uma das mais expoentes casas de conteúdo, análise e gestão do mercado abre caminho para potencializar a experiência de investidores de todas as plataformas. É a união da maior empresa brasileira de investimentos com a maior autoridade independente sobre finanças no mundo digital do Brasil, com o objetivo de empoderar e facilitar a tomada de decisão do investidor em todas as frentes”, diz Karel Luketic, sócio e diretor-executivo da XP In
Os bancos de investimentos têm feito várias aquisições em empresas que produzem conteúdo sobre o setor. Um exemplo é o BTG Pactual, concorrente da XP, que em 2019 pagou R$ 72,4 milhões pela revista Exame. No ano passado, o BTG comprou a dona da Empiricus, a Universa, que reúne as empresas Empiricus, Vitreo, Money Times, Seu Dinheiro e Real Valor.
Fundada em 2016, a Suno tem 280 colaboradores e mais de 150 mil clientes em suas plataformas, com uma audiência de mais de 12 milhões de pessoas em seus sites e 6 milhões de seguidores nas redes sociais. A empresa elabora conteúdos gratuitos e pagos, como análises, notícias, livros, cursos e relatórios com recomendações de ativos.
“Pouca gente sabe disso, mas a ideia da Suno nasceu praticamente dentro da Infomoney, quando eu produzia conteúdos voltados para o investidor de longo prazo lá. Agora, com esta parceria estratégica, quem mais ganha é o investidor brasileiro”, diz Tiago Reis, fundador da Suno.
Com informações Estadão Conteúdo
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