Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Inteligência Artificial passa da teoria para a prática e potencializa o encantamento de clientes

Painel do primeiro Connection Retail debateu o momento de Inteligência Artificial sendo aplicada nas empresas para escalar e encantar.

  • de Gustavo Grohmann
  • 1 ano atrás
Inteligência Artificial passa da teoria para a prática e potencializa o encantamento de clientes

O final de semana foi de muitas conexões, aprendizados e, sobretudo, muito conteúdo para quem participou do primeiro Connection Retail, evento organizado pela MERCADO&CONSUMO, no litoral sul de São Paulo. O objetivo? Debater tudo o que foi visto na NRF 2024, maior feira de varejo do mundo, realizada todo janeiro, em Nova York. E claramente o tema Inteligência Artificial não poderia ficar de fora.

Se em 2023 a abordagem sobre IA na NRF ficou mais restrita à teoria, este ano o tema se desenvolveu para a prática. “A grande mudança que vimos foi a troca de exemplos daquilo que é possível fazer para cases daquilo que já está sendo feito”, revelou Alfredo Soares, fundador da G4 Educação, no primeiro painel do Connection Retail, mediado pela editora-chefe da MERCADO&CONSUMO, Aiana Freitas.

O tema realmente já vem sendo tratado pela sociedade há tempos, seja em projetos reais, muitas vezes tratados como mirabolantes, seja no cinema de ficção científica. Mas parece que o momento adequado finalmente chegou.

“A Inteligência Artificial já está entre nós faz tempo, mas agora temos a estrutura e a capacidade necessária para usá-la. A IA generativa é a terceira grande onda da revolução socioeconômica, depois da internet e da mobilidade, que nos propiciou estar conectado em qualquer lugar”, afirmou Fábio Celeri, head of Commerce do Google.

E quem já está fazendo esse trabalho aqui pelo Brasil é a Aramis, varejista brasileira de moda masculina, que vem usando a inovação em importantes parcerias para melhorar os seus resultados. “A história recente de Aramis se confunde com transformação: cultural, de marca e digital”, revelou Fabio Davidovici, CFO da Aramis, que também deu exemplos de como a Inteligência Artificial já tem sido importante para a empresa.

“Fechamos uma parceria com uma startup israelense com o objetivo de fazer uma melhor alocação dos nossos produtos. Temos uma renovação de 80% deles por semestre. Quando você não tem um histórico daqueles que são mantidos o trabalho fica difícil. Entramos com a solução da nossa parceira, que é até meio perturbadora. Pois a ideia era reduzir o estoque para aumentar a venda. E deu certo. Usando Inteligência Artificial reduzimos 30% do estoque de loja e aumentamos a receita em 20%”, contou Davidovici.

A hora da personalização

Em um momento em que o consumidor quer cada vez mais ser reconhecido como indivíduo e ser tratado de maneira única e diferenciada, a Inteligência Artificial também chega para ajudar na jornada personalizada.

“Na área de marketing e vendas, que é a minha praia, eu posso dizer que precisamos parar de nos comunicarmos com os clientes de maneira geral ou em grupo. É preciso ser individual. E assim você fideliza. Construindo algo que seja relevante e que o seu cliente realmente perceba valor”, revelou Alfredo Soares.

E a Inteligência Artificial é uma grande aliada para isso. “Ela vai ajudar a escalar os negócios, de forma mais personalizada e eficiente”, garantiu Fábio Celeri, do Google. “Sabemos dos desafios e do custo de escalar. E se antes era praticamente impossível criar uma campanha para cada consumidor, hoje a Inteligência Artificial consegue, através dos dados, se comunicar de maneira mais eficiente e personalizada com o consumidor”, finalizou o executivo.

Com informações de Mercado&Tech
Imagem: Gustavo Grohmann

  • Categories: Destaque do dia, Eventos, Inovação, Notícias, NRF Retail's Big Show
  • Tags: AIBrasilcomportamentoconsumidorconsumidoresconsumoIAinovaçãoInteligência ArtificialM&Cmercadomercado&consumomercadoeconsumonegóciostecnologiavarejo

Conteúdo Relacionado

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

de Larissa Féria 9 de maio de 2025

 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC

de Lyana Bittencourt 9 de maio de 2025

Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável

de Caio Camargo 9 de maio de 2025

Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados

de Redação 9 de maio de 2025

HP inaugura centro de experiências e inovações na zona sul de São Paulo

de Redação 9 de maio de 2025

Governo de SP seleciona 106 startups para programa de internacionalização

de Redação 9 de maio de 2025

Havan destina mais de R$ 20 milhões ao RS por meio das arrecadações do Troco Solidário

de Redação 8 de maio de 2025

McDonald's relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

de Redação 8 de maio de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile