Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Automação

Assaí Atacadista usa robô alimentado por IA em loja para aprimorar a experiência do cliente

As empresas visam coletar feedbacks para conhecer melhor o público e aprimorar serviços para futuros projetos em conjunto

  • de Redação
  • 1 ano atrás

O aprimoramento da experiência do cliente é um dos assuntos em alta atualmente. Seguindo essa tendência, o Assaí Atacadista adotou, na loja da Avenida Aricanduva, na capital paulista, um robô nomeado Robôve, com o qual os clientes têm a oportunidade de fazer compras enquanto interagem com o equipamento. A ação faz parte de uma parceria com a Above, marca de cuidados corporais do Grupo Baston, e acontece até o dia 9 de fevereiro.

A máquina está estilizada com a identidade visual da campanha conjunta das marcas, “Acelere sua Sorte com a Baston”. A tecnologia disponibiliza para os clientes informações sobre o portfólio completo de produtos da Above. A interação com o robô é feita por meio de perguntas e respostas. A novidade teve início nas unidades do Assaí Atacadista no Paraná e chegou a São Paulo com o intuito de expandir a divulgação da empresa.

“O que nos encanta é ver a ‘carinha’ dos consumidores quando estão em contato com o robô; a surpresa com a tecnologia e a interação com a marca como consequência”, declara o presidente do Grupo Baston, Gustavo Bacilla.

Assaí Atacadista usa robô alimentado por IA em loja para aprimorar a experiência do cliente

Com o uso de um mecanismo de aprendizado de máquina, o robô coleta as informações do ambiente, encontrando os objetos e as pessoas distribuídas no espaço para mapear o lugar e se guiar durante a locomoção dos corredores da loja, identificando clientes em potencial para a interação.

“O Assaí é um atacarejo que oferece muitas oportunidades para ações das empresas em nossos pontos de venda. A variedade de sortimento dos produtos e o número de pessoas que frequentam as lojas diariamente permite explorar formatos diferenciados de iniciativas de visibilidade das marcas e a ampliar o alcance delas junto aos consumidores”, explica Marcelo Alves, gerente Comercial do Assaí.

Uso da IA

A Inteligência Artificial (IA) usada na máquina oferece respostas baseadas nos pedidos feitos pelos usuários e gera resultados a partir de interações realizadas em sequência, com o objetivo de desenvolver um diálogo entre o atendente e o consumidor, incentivando-o a conhecer outras áreas e oportunidades da loja, assim alavancando as vendas na unidade.

A equipe de desenvolvedores usou como base uma lista de 30 perguntas e respostas, o que guiou a implementação do mecanismo de aprendizado do robô.

“Essa é uma forma de colocar a tecnologia como uma facilitadora do atendimento ao cliente, porém, de uma maneira criativa e não convencional”, conclui Alves.

Com essa iniciativa, as empresas buscam aumentar a visibilidade do projeto e coletar feedbacks para conhecer melhor o público e aprimorar serviços para futuros projetos em conjunto.

Imagens: Shutterstock e Divulgação

  • Categories: Automação, Destaque do dia, Notícias, Tecnologia, Varejo
  • Tags: AboveAssaí AtacadistaBrasilcomérciocomportamentoEconomiaempresasestratégiaexperiênciainovaçãoIntelgência Artificialinvestimentolojalojasmarcasmercadomercado&consumonegóciosrobôserviçossupermercadotecnologiavarejistaVarejistasvarejovendas

Conteúdo Relacionado

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

de M&C Media Labs 19 de maio de 2025

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

de Marcos Gouvêa de Souza 19 de maio de 2025

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

de Larissa Féria 19 de maio de 2025

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

de Redação 19 de maio de 2025

Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

de Redação 19 de maio de 2025

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

de Redação 18 de maio de 2025

Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

de Redação 18 de maio de 2025

Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

de Redação 18 de maio de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile