Os serviços por assinatura e o comportamento do consumidor

A cada dia que passa, somos bombardeados por novos serviços por assinatura. Há um desejo das empresas por buscar uma uniformização dos seus produtos e serviços em um modelo de negócio que traga receitas recorrentes e menor esforço de customização e oferta de produtos ad hoc. É o sonho de grande parte das empresas no atual cenário de transformação digital. Nós, da Mosaiclab, nos deparamos com diversos briefings de clientes para testar inovações neste sentido. Na maioria das vezes, porém, as empresas nos procuram após lançar o produto e não obter o sucesso esperado.

Muitas vezes, o produto ofertado está muito bem desenhado, baseado em um consumer insight verdadeiro e relevante, com posicionamento de preços correto, mas ainda assim o produto ou serviço apresenta vendas pífias. Por que será que isso acontece? Há diversas hipóteses que vamos abordar aqui, mas antes é preciso entender o que começou e foi sucesso em serviços por assinatura. Os serviços mais antigos e relevantes são aqueles que atendem a uma necessidade bastante forte e específica ou a uma dor muito grande em determinada jornada e todos têm em comum o fato de não pesarem no bolso do consumidor. Deve-se passar despercebido, sem que haja uma razão para checar sua existência.

Alguns exemplos consagrados deste modelo de negócio:

Outros produtos e serviços vieram na esteira destes grandes sucessos. Serviços de assinatura de alimentos, bebidas, roupas, beleza, saúde, etc. São tantas as ofertas que não há nem como elencar aqui. Na pesquisa para escrever o artigo, buscamos referências no passado. Encontrei um artigo de 2017 que listava 40 opções de assinatura de produtos e serviços online para facilitar sua vida. Cliquei em dez links aleatoriamente e sete não existiam mais. Os demais três tinham modificado sua oferta, agregando novos produtos ou serviços, ou mudado o modelo de negócio, incluindo ofertas não recorrentes no portfólio. Entre os que perduram, a maioria está ligada a bebidas e alimentos.

Não há uma fórmula para o sucesso, mas podemos elencar alguns pontos que são comuns às ofertas que perduram:

Apesar da enorme oferta de produtos e serviços por assinatura e uma grande mortalidade na oferta, há ainda muito espaço para crescer, desde que as premissas acima sejam atendidas e caibam no bolso do consumidor. Antes de se aventurar neste modelo de negócio, é preciso testar e entender se o que sua empresa oferece é que o consumidor quer e pode pagar.

Ricardo Contrera é sócio-diretor da Mosaiclab.
Imagem: Arte/Mercado&Consumo

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