Para equilibrar o bolso, o consumidor brasileiro deve recorrer a ovos artesanais (caseiros e feitos sob encomenda) nesta Páscoa. Com preço médio de R$ 132 o quilo, contra R$ 183 dos industrializados, os ovos artesanais já representam quase a metade do volume consumido. Segundo levantamento da Kantar, o consumidor costuma comprar, em média, 500 g dos produzidos a mão e embalagens de 390g dos industrializados.
O estudo registrou também a manutenção da tendência de aumento de consumo de ovos de chocolate, num cenário de retorno à rotina social e dos encontros em família e amigos.
Em 2022, 36,2% dos lares brasileiros consumiram ovos de chocolate em 2022, um acréscimo de 12,5% em relação a 2020. Foram 7 milhões de novos lares compradores de ovos de chocolate em comparação a 2020.
Os recentes problemas financeiros da Lojas Americanas podem trazer mudanças nas escolhas de canais e oportunidades, já que a varejista representa 15% das vendas de ovos de chocolates no Brasil.
“Para este ano é importante que as empresas estejam atentas às movimentações do mercado. Os recentes problemas financeiros da Lojas Americanas podem trazer mudanças nas escolhas de canais, pois a varejista se desponta entre os consumidores nas categorias de indulgências, visto que 26% dos lares compram snacks, biscoitos e chocolates em suas lojas físicas ou online”, diz Lucas Farias, executivo de contas sênior da divisão Worldpanel da Kantar.
Os dados apresentados fazem parte do relatório trimestral Consumer Insights da Kantar, que contempla 11.300 lares brasileiros de todas as regiões e classes sociais, representando 60 milhões de lares.
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