Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Carnaval traz alívio ao setor de bares e restaurantes após baixos índices em janeiro

Dados indicam que 59% dos estabelecimentos tiveram faturamento menor em janeiro do que no mês anterior

  • de Redação
  • 1 ano atrás
bares

Janeiro foi um mês difícil para os bares e restaurantes, especialmente aqueles localizados em áreas com menor fluxo turístico. No primeiro mês do ano, 29% das empresas do setor relataram prejuízos, contra 18% que fecharam dezembro no vermelho, um aumento de cerca de 60% neste índice.

Além disso, houve uma queda significativa no percentual de estabelecimentos que registraram lucro, passando de 48% em dezembro para 34% em janeiro.

A pesquisa foi divulgada pela Abrasel, que ouviu 2.128 empresários do setor em todos os estados do país, entre os dias 19 e 26 de fevereiro.

Os dados também indicaram que 59% dos bares e restaurantes tiveram um faturamento menor em janeiro do que no mês anterior. A queda no faturamento ajuda a explicar o mau desempenho.

“Janeiro é um mês um pouco atípico. O bom desempenho do setor em dezembro ajuda a criar um contraste com a baixa no primeiro mês do ano, em que muitas famílias estão em férias e fora dos grandes centros. Já sabemos que em fevereiro o Carnaval ajudou a compensar isso”, explica Paulo Solmucci, presidente da Abrasel.

Durante o carnaval, 76% estabelecimentos ficaram de portas abertas durante a folia. Destas, 40% das empresas disseram ter tido um aumento no faturamento em relação ao Carnaval do ano passado – esse aumento, em média, foi de 14,92%. Outros 15% tiveram um desempenho igual ao de 2023 e 39% ficaram abaixo – 6% não existiam em 2023.

Outro desafio enfrentado pelo setor é a dificuldade em reajustar os preços dos cardápios. Quatro em cada dez estabelecimentos não conseguiram aumentar os preços nos últimos 12 meses, enquanto 51% realizaram reajustes conforme ou abaixo da inflação.

Apenas 9% dos bares e restaurantes têm conseguido aumentar seus preços acima da inflação. Além disso, 43% dos estabelecimentos relataram atrasos em seus pagamentos, evidenciando as dificuldades financeiras enfrentadas por parte do setor.

Imagem: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

  • Categories: Destaque do dia, Foodservice, Notícias
  • Tags: alimentaçãobaresBrasilcarnavalcomércioconsumocrescimentoFaturamentofoodservicerestaurantesserviçosvendas

Conteúdo Relacionado

Suzano compra 51% de capital de sociedade de tissue da Kimberly-Clark por US$ 1,7 bi

de Redação 5 de junho de 2025

Visa lança Visa Conecta com foco em inovação em soluções de movimentação financeira

de Redação 5 de junho de 2025

Vida Veg lança seu primeiro multivitamínico infantil

de Redação 5 de junho de 2025

RS divulga comunicado sobre nova investigação de suspeita de gripe aviária

de Redação 5 de junho de 2025

Turismo sobe 6% e bate recorde no País no primeiro trimestre

de Redação 5 de junho de 2025

Franqueadora de Portugal vira porta de entrada para brasileiros que querem empreender no país

de Felipe Mario 5 de junho de 2025

Mascotes nos shoppings: estratégia de marketing afetiva e efetiva para conectar e fortalecer a marca

de Luiz Alberto Marinho 5 de junho de 2025

NBA House 2025 vira vitrine para ativações de Hellmann’s, Sadia, TNT e Hennessy

de Redação 5 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile