O mercado de tecnologia ganha novos desenvolvedores de programação com a formatura da turma do curso Bora Zé Tech, direcionado a entregadores de bebidas do Zé Delivery ou seus familiares. O curso, desenvolvido em parceria do app e da organização não governamental Generation Brasil, teve duração de três meses e formou a primeira turma na última semana. O bootcamp contou com 30 alunos e foi criado com a missão de promover mais diversidade e inclusão no mercado da tecnologia.
O Bora Zé Tech foi um curso imersivo de programação online em Java Full Stack Jr, que habilitou os participantes a criarem sites e redes sociais. A turma foi composta por homens e mulheres, entre 20 e 40 anos, todos entregadores já cadastrados no Zé Delivery ou seus familiares.
“A máxima de que Zé entrega bebida gelada, rápida e no precinho vai além disso, pois entregamos, também, oportunidades de transformação social por meio da educação, que é uma das alavancas necessárias para criar possibilidades. O Bora Zé Tech é mais uma ferramenta que nos ajuda a promover a contribuição social e traz muito do nosso pensamento como organização de transmitir o compromisso de transformar vidas”, afirma Indianara Dias, Head de ESG do Zé Delivery.
Formandos
A turma do Bora Zé Tech é composta por 57% de pessoas pretas e pardas, e 43% dos participantes têm o ensino médio. A maioria dos alunos tem renda individual até R$ 500 (37%) e renda familiar até R$ 4 mil (43%). Os alunos tiveram um auxílio estudante de R$ 600,00 durante o curso.
A meta de empregabilidade da Generation Brasil para seus alunos é de até 180 dias, com aumento de renda em até cinco vezes. Segundo estudo feito pela Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), nos próximos cinco anos o Brasil vai precisar de 797 mil profissionais de tecnologia, enquanto o país forma apenas 53 mil pessoas com este perfil anualmente.
Segundo Fernando Azevedo, um dos alunos do Bora Zé Tech, o curso proporcionou-lhe uma transição de carreira. “Isso é maravilhoso, pois acendeu a luz em um túnel que era impossível de entrar”. Para Ana Carolina Berlutti, “estar em um ambiente como esse do bootcamp e ter todo apoio foi fundamental pra eu não desistir e buscar evoluir”.
Para Adriana Carvalho, CEO da Generation Brasil, “faz parte da missão da organização contribuir para a qualificação profissional dos jovens em situação de vulnerabilidade econômica e social; e este curso cumpre esta missão com algo a mais: eles ganham novas habilidades e podem ter novas expectativas nas suas carreiras e nas suas vidas”.
Com informações de Mercado&Tech powered by Infracommerce.
Imagem: Shutterstock