PIX será usado por 23% no Dia das Mães

Consumidores querem aproveitar as ofertas para comprar algum presente para os familiares

São Paulo - Comércio de rua reaberto após início da fase de transição do Plano São Paulo para combate à covid-19, no centro da capital.

Com a proximidade do Dia das Mães, no próximo domingo, 18% dos brasileiros ainda estão em dúvida se vão presentear na data. Segundo pesquisa realizada pela AllIn e Social Miner, em parceria com a Opinion Box, outros 66% dos consumidores estão decididos a ir às compras.

O pagamento via PIX caiu nas graças do consumidor e já representa 23% da preferência, passando à frente do boleto (16%) e das transferências (8%). O cartão de crédito ainda é a forma preferida de pagamento. Entre os entrevistados, 58% vão usar o meio para pagar os presentes. Outros 38% vão pagar as compras em dinheiro, enquanto 31% pretendem usar o cartão de débito.

Oportunidade

A pesquisa mostrou também uma oportunidade para o varejo aproveitar o Dia das Mães: os consumidores querem aproveitar as ofertas da sazonalidade para comprar algum presente também para os familiares: 20% pretendem comprar algum produto para o cônjuge, 18% para a sogra, 11% para a avó, 11% para si mesmo, e 10% para a irmã.

Os fatores de compra decisivos para a maioria dos clientes são bons preços, promoções e vantagens. Apostar em boas condições a quem comprar com antecedência pode ser uma boa pedida, bem como oferecer cupons de desconto aos que deixarem a compra para a última hora – para compensar a chegada do presente após o dia do evento, por exemplo.

Novos consumidores

Entre os que ainda não se decidiram se vão presentear na data, 14% deles não tinham o hábito de presentear ninguém antes de 2020, e 26% não foram às compras no ano passado.

Imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil

Sair da versão mobile