Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Os serviços transformam e redesenham o varejo do futuro

Momentum 1.118

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
5 de maio de 2025
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 5 minutos
Os serviços transformam e redesenham o varejo do futuro

“Teste rápido: Quantas lavanderias OMO, lançadas em 2020, com a marca do tradicional sabão em pó da Unilever, estão em operação hoje no Brasil?

  1. a) 50
  2. b) 100
  3. c) 200
  4. d) 300
  5. e) nenhuma das anteriores

Qual sua resposta? Neste caso depende.

Se formos considerar apenas as lojas físicas, a alternativa ”d” seria a mais correta. Mas, se formos considerar as lojas compartilhadas instaladas em condomínios residenciais e comerciais, deveríamos somar mais 3.200 unidades, elevando o número total para mais do que 3.500, com projeto de chegar a 4.500 até final deste ano.

É uma estratégia marcante de evolução de uma marca, integrando produto e serviços para chegar ao consumidor final e inovando em todo o modelo de negócio.

Da mesma forma como JBS já opera mais de 670 unidades Swift no Brasil, envolvendo lojas físicas tradicionais, unidades em supermercados, lojas móveis e mais os canais digitais. Os serviços estão embarcados nos diferentes cortes e alternativas de carnes, congelados, pratos prontos, lanches e ainda frutas e legumes congelados individualmente, atuando de forma inovadora no mundo para essas categorias de produtos indo direto ao consumidor final.

Da mesma forma, a RD, antiga Raia Drogasil, começou a operar na frente de aplicação de vacinas e outros atendimentos, avançando na frente de serviços. Com uma contribuição ainda baixa no faturamento total do grupo, teve uma participação de 38% no total das vendas de vacinas no setor farmacêutico do Brasil.

E, de alguma forma, inspira-se na CVS nos Estados Unidos onde o segmento de serviços (CVS Caremark) representa 47,3% da receita total de US$ 358 bilhões anuais.

É um movimento irreversível.

Os serviços no varejo, oferecidos pelos operadores tradicionais ou pela indústria atuando direto no varejo, como Apple, Nike, P&G e muitos outros, crescerão de forma muito maior que a venda de produtos, pois ainda estão no início de seu ciclo de crescimento.

A lógica fundamental é que os dispêndios dos consumidores com serviços serão cada vez maior em relação às compras de produtos em si.

O que acontece com os serviços no varejo no mundo é resultado do processo em rápida transformação e envolve a realocação de dispêndios das famílias entre produtos e serviços, o que tem estimulado também a indústria e as marcas a repensarem suas estratégias de negócios.”

A indústria farmacêutica também tem avançado, de certa forma, nessa frente, com seus programas de relacionamento com consumidores, como a Pfizer, Sanofi, Medley, Bayer, Boehringer, AstraZeneca, Novartis e outras, que, ao agregar serviços, informação e relacionamento, criam conexão direta com os consumidores e podem melhor entender e atuar no mercado, prestando serviços e vendendo através do canal farmacêutico tradicional.

Sem esquecer tudo que envolve os serviços financeiros, capítulo à parte, com muitas empresas de varejo incorporando essa frente ao seu portfólio de produtos e potencializando sua relação direta, constante, pessoal ou virtual com seus clientes e consumidores.

O varejo tem avançado na incorporação de serviços que envolvam a área financeira, na qual o Brasil foi um dos precursores globais com a evolução dos operações de crédito e que ao longo do tempo assumiram outra dimensão.

Atualmente, Magalu, Mercado Livre, Renner, Riachuelo, Carrefour e outros têm operado de forma cada vez mais consistente e rentável nessa frente.

Mas é no setor alimentar onde está a mais importante constatação dessa transformação com a crescente evolução do foodservice, que representa tudo que envolve alimentos preparados fora do lar.

Nos Estados Unidos, a participação total de tudo o que envolve alimentos preparados fora do lar em relação ao total dos dispêndios com alimentação, incluindo delivery, take away e outras modalidades, está próximo a 58% do total de despesas com alimentos. E crescendo.

No Brasil, essa participação está em torno de 33%, com tendência de crescimento, especialmente pelas frentes que envolvem a expansão da participação ampliada do foodservice, incluindo a expansão dos setores de fast- food, restaurantes, bares e delivery, apesar da ainda limitada participação dos setores de super, hipers e conveniência, que ainda não se deram conta da transformação estrutural que envolve o setor de alimentos.

O repensar de estratégias e negócios, diante do avanço da participação dos serviços nos dispêndios, é um tema que se torna ainda mais relevante pela aceleração dos ciclos que temos vivido e pela crescente atuação direta das indústrias e marcas no próprio varejo, físico e digital — e, como se vê, também integrando mais serviços.

Vale a reflexão.

E acima de tudo, ação.

Notas

  • De 14 a 22 de maio, estaremos em Missão Técnica organizada por Gouvêa Foodservice participando do NRA Show, em Chicago, o mais importante evento global do setor, com a delegação integrada com IFB e IDV. Mais informações podem ser acessadas por aqui.
  • No dia 26 de maio, a Mercado&Consumo, a Gouvêa Foodservice e a Gouvêa Experience vão realizar o Connection Foodservice Day – Pós NRA Show, evento de conteúdo e networking com as principais tendências do setor. Saiba tudo sobre o evento aqui.
  • No dia 27 de maio, teremos o Digitail, organizado pela Gouvêa Experience com apoio de Gouvêa Consulting. Um evento focado no setor de e-commerce, trazendo uma ampla e profunda discussão do momento e tendências e perspectivas desse setor no mundo e no Brasil. Conheça mais por aqui.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Envato

Postagem anterior

Possible Miami 2025: o terceiro dia que deu significado ao nome do evento

Próxima Postagem

TikTok Shop chega ao Brasil com expectativa de movimentar R$ 3 bilhões no comércio eletrônico

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil
Indústria

Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil

24 de maio de 2025
Mercado Livre tem novo CEO; confira outras mudanças
Gestão

Mercado Livre tem novo CEO; confira outras mudanças

24 de maio de 2025
Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo
E-commerce

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

23 de maio de 2025
Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis
ESG

Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis

23 de maio de 2025
Durante anos o varejo discutiu o omnichannel quase sempre como sinônimo de digitalizar a loja física. Porém, pouco se falou sobre o movimento inverso: levar para a loja online a empatia, a experiência e a inspiração que tornam a venda presencial tão especial.
Artigos

Omnidigital: quando a influência é em vídeo

23 de maio de 2025
Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano
Foodservice

Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano

23 de maio de 2025
Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança
Artigos

Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança

23 de maio de 2025
Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos
E-commerce

Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos

22 de maio de 2025
Próxima Postagem
Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

TikTok Shop chega ao Brasil com expectativa de movimentar R$ 3 bilhões no comércio eletrônico

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil

Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil

24 de maio de 2025
Para além dos carros elétricos, Nio House aposta na experiência para encantar

Para além dos carros elétricos, Nio House aposta na experiência para encantar

24 de maio de 2025
JBS defende ação de setores público e privado para regularizar propriedades rurais

JBS recebe aval de acionistas para lançar ações nos EUA

24 de maio de 2025
Simples

Receita prorroga data de vencimento para pagamento do Simples apurado em abril

24 de maio de 2025
BB fica abaixo do Bradesco em valor de mercado após balanços do 1º trimestre

BB fica abaixo do Bradesco em valor de mercado após balanços do 1º trimestre

24 de maio de 2025
Shopping Metrô Tatuapé terá espaço gourmet com Coco Bambu, Outback e Madero

Shopping Tatuapé terá espaço gourmet com restaurantes como Coco Bambu, Outback e Madero

24 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.