André Leite é CEO da empresa, há sete anos vendeu seu carro e comprou uma bicicleta. Sob a visão de libertar-se de um “passivo ambulante” assumiu essa cultura também para a empresa e vinha pilotando há alguns meses com restaurantes comerciais a locação de produtos em sistema pay per use. Porém, mesmo com os movimentos globais de foco no usufruto (benefício) sem a necessidade do contratante assumir os ônus decorrentes da propriedade (Uber, AirBnB, etc.) percebia pouca abertura dos empresários do setor.
Com a crise causada pela COVID-19 o diálogo foi reaberto pelos próprios clientes que voltaram a procurar a empresa e nesse momento de escassez de recursos, insegurança e imprevisibilidade sobre o futuro Leite e seu time se dedicaram a lapidar sua proposta de valor e incluíram, além dos equipamentos, parte do enxoval de utensílios também gerando uma oportunidade importante de redução de custos nessa linha.
O foco da nova unidade de negócio será: redes de franquias de foodservice, redes hoteleiras, empresas de refeição coletiva/restaurantes corporativos (empesas, hospitais, escolas), dark kitchens, bem como todo e qualquer operador do setor que deseje avaliar seu DRE e aumentar a sua leveza operacional. Além de alugar para quem iniciará um negócio ou pretende complementar seu parque de equipamentos/utensílios a Topp Table pretende abrir uma frente de aquisição de produtos de quem está fechando em definitivo ou quem segue em operação e pretende migrar do modelo de ativos fixos para o sistema pay per use, gerando inclusive um benefício de caixa para esses negócios.
Os benefícios para as empresas são inúmeros: Redução de investimentos para implantação; Profissionalização de cozinhas cujo investimento em equipamentos & utensílios de mellhor performance e tecnologia não seria financeiramente viável; Redução das pressões financeiras aos operadores para que possam focar em vendas e aceleração/expansão dos negócios; Redução dos ativos fixos, assegurando maior facilidade em situações de desmobilização; Transformação de despesas de CAPEX (investimento) em OPEX (operacional), aumentando a capacidade de investimento e/ou capital de giro; Possibilidade de obtenção de créditos tributários decorrentes da locação de produtos para uso/consumo (empresas do lucro real). Tudo isso se resume em “aumentar a leveza e eficiência operacional”, como o empresário gosta de citar.
“O momento adverso pelo qual estamos passando nos condiciona a pensar fora da caixa. Por uma questão de subsistência somos provocados a ir além dos obstáculos comumente impostos por nós mesmos. A miopia é curada e os olhos se abrem à novas oportunidades. O medo abranda e a insegurança se transforma em ousadia. O melhor de cada um vem à tona. A sede e a fome de vencer nutrem a alma e nos tira da zona de conforto. Somos impulsionados a uma outra dimensão. Com estas reflexões e com a clara percepção de que os efeitos da crise do Covid-19 impactarão fortemente o foodservice nacional, criamos uma solução disruptiva que está sendo oferecida aos operadores com o principal objetivo de dar sustentação aos seus negócios. Em síntese, estamos colocando em prática o nosso propósito de oferecer a melhor SOLUÇÃO possível em foodservice com ACOLHIMENTO e ENCANTAMENTO” André Leite, fundador e CEO da Topp Table.
Serviço:
Andre Leite | TOPP TABLE | aleite@topptable.com.br
* Imagem reprodução