Em maio de 2024, mergulhei nas tendências e inovações que moldarão o cenário do mercado saudável ao longo deste ano. Na era em que a busca por um estilo de vida equilibrado e nutritivo é uma prioridade, uma feira como a NRA Show, em Chicago, com foco em negócios do setor de foodservice, não poderia deixar de explorar o mercado de saudabilidade, com um espaço com diversas marcas plant based, que estão se preparando cada vez mais para atender não somente o varejo, mas também o foodservice.
Importante lembrar que, quando falamos em saudabilidade, não estamos mencionando apenas produtos plant based. O mercado de produtos saudáveis é muito mais amplo e engloba produtos que sejam orgânicos, naturais, free from, funcionais, vegetarianos, entre outros.
Saudabilidade é um mercado que vem amadurecendo e, de forma geral, é como as pessoas buscam bem-estar no dia a dia, seja na alimentação, no estilo de vida, na atividade física ou em um hobby. Não necessariamente saudabilidade está atrelada somente à alimentação; Ela está presente em vários momentos e esferas da vida do consumidor.
Partindo para as tendências, fiz uma curadoria dos principais tópicos encontrados na NRA:
Amadurecimento da categoria de análogos
Conhecidos como substitutos praticamente idênticos dos alimentos de origem animal, os análogos estão mais maduros no mercado norte-americano. Marcas como Impossible e Beyond Meat já estão bem posicionadas no varejo e agora passam a fazer um movimento para consolidação no foodservice, um espaço considerado ótima opção de experimentação para o consumidor.
Movimento das bebidas sem álcool
O relacionamento da geração mais jovem com as bebidas alcoólicas vem mudando devido ao crescente interesse em cuidar da saúde e por questões econômicas. A categoria de bebidas sem álcool já movimenta positivamente o setor de bebidas, com cervejas sem álcool e drinks prontos ganhando espaço, principalmente as marcas que entregam funcionalidade, diversidade de sabor e praticidade de consumo.
Crescimento do mercado de alimentos funcionais
O mercado de alimentos funcionais está em ascensão, e os números falam por si só. Estatísticas recentes indicam um aumento significativo na demanda por alimentos que oferecem benefícios específicos à saúde.
No Brasil, os consumidores buscam mais por produtos clean label que entregam funcionalidade do que os análogos, que não necessariamente entregam funcionalidade. Na feira, encontramos marcas explorando ingredientes como matcha, CBD e superfoods.
A era da conveniência saudável
Em um mundo em que o tempo é um recurso precioso, a conveniência se torna uma prioridade. No entanto, isso não significa comprometer a qualidade da alimentação. Os consumidores estão cada vez mais interessados em opções que oferecem praticidade sem abrir mão dos benefícios nutricionais, como refeições e alimentos congelados.
Encontramos, não somente na NRA, mas em visitas a varejos, uma grande abrangência em segmentos de produtos, formato e tamanho de embalagens. Também há uma grande variedade de cozinhas étnicas e regionais.
Saudabilidade para a geração Z
Não há uma abordagem única quando se trata de nutrição. Cada indivíduo é único, com necessidades e objetivos específicos em relação à saúde. A personalização nutricional está em alta graças ao avanço da tecnologia e da ciência, que permite aos consumidores adaptar sua dieta às suas necessidades individuais. A geração Z busca marcas e experiências que entregam funcionalidade para a saúde e priorizam a sustentabilidade na produção, mas enfrenta desafios financeiros para adquirir esses produtos e experiências de personalização.
Clean label: como expandir no mercado?
Na feira, vimos algumas marcas do pavilhão de saudabilidade com poucos ingredientes em sua composição, tornando-se muito atrativas aos olhos do consumidor, mas desafiadoras em termos de distribuição, especialmente no Brasil. A maior dificuldade está no shel life. Por isso, empresas como Kerry auxiliam no fornecimento de ingredientes mais saudáveis que preservam os alimentos por mais tempo.
Sustentabilidade como pilar de crescimento
Uma das marcas que mais se destacaram em termos de sustentabilidade foi a Sea Tales, que trabalha com comunidades de pescadores locais para oferecer atum, sardinha e salmão. A comunicação da marca explora a história de cada pescador por trás das latinhas, tanto com foco no varejo quanto no food service.
Conclusão
As tendências de 2024 destacam um mercado em evolução, em que a saúde, a conveniência e a sustentabilidade são pilares centrais. A National Restaurant Association, em Chicago, revelou um cenário vibrante e inovador, com empresas focadas em atender às demandas crescentes por produtos saudáveis e funcionais.
À medida que os consumidores continuam a priorizar o bem-estar em todos os aspectos de suas vidas, as marcas que conseguem equilibrar qualidade, sustentabilidade e praticidade estarão melhor posicionadas para prosperar no mercado.
Bruna Pavão é fundadora e CEO da SaudaBe Group.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock