A Eve Air Mobility, da Embraer, anunciou a seleção de KRD Luftfahrttechnik GmbH, Latecoere, Rallc e Alltec como fornecedores para sua aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL), os famosos “carros voadores”.
Segundo as informações divulgadas pela empresa, a KRD fornecerá janelas de policarbonato personalizadas, incluindo para o cockpit e porta do passageiro, enquanto a Latecoere, da França, será responsável pelas portas da aeronave, e Rallc e Alltec, ambas brasileiras, fornecerão componentes estruturais e materiais para fuselagem.
Em nota, o CEO da Eve, Johann Bordais, destacou a importância das parcerias de longo prazo com esses fornecedores para o ciclo de vida da aeronave, incluindo protótipos, produção e suporte pós-venda.
O eVTOL da Eve está programado para as primeiras entregas e entrada em serviço em 2026. Vale destacar que além do “carro voador”, a empresa também está desenvolvendo o Vector, um software de Gerenciamento de Tráfego Aéreo Urbano.
Mercado
A Eve calcula que o mundo terá 50 mil eVTOLs em operação em 2030, e a intenção da empresa é ter uma participação de cerca de 30% nesse mercado. “Esperamos ter participação bem relevante. A Embraer, em outros segmentos em que atua, tem um pouco mais de um terço de market share. Esperamos ter números similares.”
Dessas 50 mil unidades, 245 podem operar no Rio Janeiro, segundo cálculos da companhia. Para São Paulo, a empresa estima uma capacidade de 400 eVTOLs quando o mercado estiver maduro.
Apesar de ainda estar desenvolvendo o veículo, a Eve já recebeu encomenda para 2.850 aeronaves. O cronograma da empresa prevê a apresentação do protótipo ao mercado em 2024. O início das operações está previsto para 2026.
Com informações de Estadão Conteúdo
Imagem: Shutterstock