Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • INOVAÇÃO
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • NRA SHOW
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • OPINIÃO
    • ARTIGOS
    • COLUNISTAS
  • ESPECIAIS
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • PODCAST MERCADO&CONSUMO
    • BANDNEWS FM
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
    • CAMPUS PARTY
    • BLACK FRIDAY
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • INOVAÇÃO
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • NRA SHOW
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • OPINIÃO
    • ARTIGOS
    • COLUNISTAS
  • ESPECIAIS
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • PODCAST MERCADO&CONSUMO
    • BANDNEWS FM
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
    • CAMPUS PARTY
    • BLACK FRIDAY
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Gestão: a experiência é o novo protagonista

Redação de Redação
5 de setembro de 2016
no Artigos, Destaque do dia, Varejo digital
Tempo de leitura: 2 minutos

Por Ana Paula Tozzi*

Tenho acompanhado o debate entre os fãs do e-commerce e os fãs das lojas físicas nos últimos anos. Enquanto uns defendiam que o crescimento do e-commerce e a dominância do digital matariam os centros de compras e as lojas físicas, outros defendiam que a experiência do consumidor na loja física nunca seria superada pelo teclado. Well, well no final das contas estavam todos certos. Ou, na verdade, todos errados!

Em julho deste ano foi publicada a última pesquisa Harris Poll EquiTrend, que destaca as marcas de varejo mais valiosas para o consumidor dos Estados Unidos. Em termos de qualidade, reconhecimento e experiência de compra, foram vencedoras na categoria loja física: Macy’s (loja de departamento), Home Depot (itens para casa) e Best Buy (eletrônicos).

Nas lojas de departamento online, obteve posição de destaque a Kohl’s, que bateu a Macy’s e a JCPenney. A pergunta que fica é por que apesar destes varejistas serem os queridinhos dos consumidores americanos, a performance financeira não está alinhada a esta preferencia?

A Macys, por exemplo, apresentou nos últimos cinco quadrimestres quedas consecutivas nas vendas nas mesmas lojas (indicador de performance que mede as vendas das lojas abertas há pelo menos um ano). O presidente da Macy’s, Terry Lundgren, em entrevista para justificar os resultados da empresa, em maio deste ano, identificou dois aspectos principais:

1-A queda das vendas para estrangeiros, principalmente nas lojas localizadas em pontos turísticos;

2-“A Macy’s admite que precisa motivar os consumidores com novidades e com mercadorias mais exclusivas”.
A Kohl’s, no primeiro quatrimestre deste ano, teve queda nas vendas nas mesmas lojas de 3,7% e quase 50% nos lucros comparados à 2015. O valor das ações caíram aos patamares da recessão de 2009. Para o presidente da empresa, Kevin Mansell, o desafio está em convencer o consumidor a ir a uma das mais de 1.100 lojas localizadas por todo país.

Ou seja, em ambos os casos, apesar da grande popularidade e preferência do consumidor americano, os varejistas têm o mesmo desafio: COMO MELHORAR A EXPERIÊNCIA NA LOJA? COMO CONVENCER O COSUMIDOR A SAIR DE CASA?

No meu entendimento, a não ser que as lojas físicas tenham um novo posicionamento focado na experiência do consumidor, o e-commerce invadirá os limites da loja física. Essa invasão não se dará somente pelo e-commerce da marca, mas também pelos maiores players do mundo digital, tais como Amazon, Alibabá, entre outros.

Destaco que ambas as empresas estão muito atentas e estão reagindo muito rápido. A Macy’s já iniciou os testes da solução mobile da IBM (Watson), que utiliza a inteligência artificial para customizar a experiência de cada consumidor na loja em que ele se encontra. A Kohls fechou um acordo nacional com a Under Armour em buscar de ser reconhecida pelas consumidoras como “o” lugar para se comprar roupa fitness. Ou seja, a loja vai proporcionar uma experiência diferenciada dos concorrentes com a marca fitness que mais cresce nos Estados Unidos!

À parte do crescimento realizado pelo e-commerce, algumas vezes nada substitui o prazer da experiência do contato físico com o universo do varejo e com o produto.

*Ana Paula Tozzi (ana.tozzi@gsagr.com.br) é CEO da GS&AGR Consultores

 

Postagem anterior

A experiência fluída

Próxima Postagem

Como transformar informação em formação?

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Americanas encerra setembro com caixa disponível final de R$ 1,195 bilhão
Destaque do dia

Americanas desliga 5.526 trabalhadores na semana entre 27 de novembro e 3 dezembro

7 de dezembro de 2023
Casa do Construtor expande rede de franquias em dois países do Mercosul
Destaque do dia

Casa do Construtor expande rede de franquias em dois países do Mercosul

7 de dezembro de 2023
O mix de lojas do shopping mudou. E vai continuar mudando, sem parar
Artigos

O mix de lojas do shopping mudou. E vai continuar mudando, sem parar

7 de dezembro de 2023
NUK lança sua loja virtual, ampliando os pontos de contato com o consumidor
Destaque do dia

Nuk lança loja virtual, ampliando os pontos de contato com o consumidor

7 de dezembro de 2023
FiChips Food completa uma década e lança novo modelo de negócio
Destaque do dia

FiChips Food completa uma década e lança novo modelo de negócio

7 de dezembro de 2023
PMEs brasileiras enfrentam uma média de 526 mil ataques cibernéticos por dia
Destaque do dia

PMEs brasileiras enfrentam média de 526 mil ataques cibernéticos por dia

7 de dezembro de 2023
Força-tarefa faz operação contra gigante das grifes por fraude fiscal e sonegação de R$ 3 bi
Destaque do dia

Força-tarefa faz operação contra Grupo Restum por fraude fiscal e sonegação de R$ 3 bi

6 de dezembro de 2023
Bolsa de Valores de São Paulo já excluiu 5 empresas do índice de sustentabilidade
Destaque do dia

Renner, Klabin e Vivo são empresas de maior peso no Índice de Sustentabilidade Empresarial

6 de dezembro de 2023
Próxima Postagem

Como transformar informação em formação?

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Americanas encerra setembro com caixa disponível final de R$ 1,195 bilhão

Americanas desliga 5.526 trabalhadores na semana entre 27 de novembro e 3 dezembro

7 de dezembro de 2023
Facebook

Meta planeja interromper integração entre Facebook e Instagram

7 de dezembro de 2023
Giraffas tem nova opção de café da manhã exclusivo para a loja do Aeroporto de Congonhas

Giraffas tem nova opção de café da manhã exclusivo para a loja do Aeroporto de Congonhas

7 de dezembro de 2023
McDonald's

EUA: McDonald’s abrirá quase 10 mil novos restaurantes até 2027

7 de dezembro de 2023
Itaú

Itaú muda marca e slogan para começar comemoração dos 100 anos

7 de dezembro de 2023
Casa do Construtor expande rede de franquias em dois países do Mercosul

Casa do Construtor expande rede de franquias em dois países do Mercosul

7 de dezembro de 2023
  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Copyright © 2023.
Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Economia
    • ESG
    • Gestão
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Inovação
    • Tecnologia
    • Logística
    • Meios de pagamento
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • NRA SHOW
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
    • Campus Party

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile