Aneel reduz patamar de bandeira vermelha e reajuste da energia elétrica pode ser menor

Mudança ocorre após correção de dados do Programa Mensal de Operação

Aneel

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou nota nesta quarta-feira, 4, para informar o ajuste da bandeira vermelha para o patamar 1. Os dados foram corrigidos após ajustes do Programa Mensal de Operação pelo Operador Nacional do Sistema (ONS).

Diante dessa alteração, a Aneel solicitou para a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) avaliação das informações e recálculo dos dados, o que indicou o acionamento da bandeira vermelha patamar 1.

Nesse patamar serão cobrados R$ 4,463 para cada 100 quilowatt-hora consumidos.

Além disso, a diretoria da Aneel definiu que serão instaurados processos de fiscalização para auditar os procedimentos dos agentes envolvidos na definição da PMO e cálculo das bandeiras.

Bandeira vermelha patamar 2

A Aneel havia anunciado a bandeira vermelha patamar 2 em 30 de agosto. Segundo a agência, a previsão de escassez de chuvas e o clima seco com temperaturas altas motivaram o acionamento de usinas térmicas, aumentando os custos da operação do sistema elétrico. Nesse nível, o acréscimo para gerar energia seria de R$ 7,877 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Foi a primeira vez, em pouco mais de três anos, que a bandeira vermelha patamar 2 foi acionada. A última foi em agosto de 2021. Uma sequência de bandeiras verdes foi iniciada em abril de 2022 e interrompida apenas em julho de 2024 com bandeira amarela, seguida de bandeira verde em agosto.

Com informações de Agência Brasil
Imagem: Shutterstock

Sair da versão mobile