Volkswagen anuncia programa de investimento de R$ 7 bi até 2026 na América Latina

O programa prevê agora o lançamento de modelos compactos, dentro do segmento de entrada, a partir de 2023

Volkswagen

A Volkswagen anunciou nesta sexta-feira que vai investir R$ 7 bilhões nos próximos cinco anos na América Latina, após encerrar, no começo deste ano, um ciclo de igual valor lançado em 2017 que resultou na renovação de sua linha com o lançamento de 20 modelos.

O programa prevê agora o lançamento de modelos compactos, dentro do segmento de entrada, a partir de 2023, sendo o primeiro dele o Polo Track, que será produzido na fábrica de Taubaté, no interior de São Paulo, onde hoje são montados o Gol e o Voyage.

Também fazem parte do plano investimentos em novos modelos em negócios digitais, bem como nas pesquisas na área de biocombustíveis, a aposta da montadora na transição até os carros totalmente elétricos.

Durante o anúncio, o presidente da Volkswagen na América Latina, Pablo Di Si, não detalhou como os investimentos serão distribuídos entre as grandes operações na região: Brasil e Argentina.

Segundo ele, além de carros de passageiro, lançamentos de picapes serão contemplados no novo programa de investimentos. “Estamos abrindo um novo capítulo de investimentos”, afirmou o executivo em apresentação do plano à imprensa.

Acordo com BNDES

A Volkswagen e o BNDES firmaram acordo de cooperação de onde podem sair novas fontes de financiamento aos projetos da montadora em carros movidos a biocombustível, como o etanol. Além de apoio financeiro ao desenvolvimento de soluções de mobilidade consideradas sustentáveis, o banco de fomento, entre as possibilidades previstas no escopo da parceria, pode trabalhar na estruturação de instrumentos financeiros para captação de recursos no mercado de capitais.

Com informações de Estadão Conteúdo: (Eduardo Laguna)

Imagem: Shutterstock

Sair da versão mobile