Cinco em cada dez consumidores pretendem usar Inteligência Artificial (IA) para buscar as melhores ofertas durante a Black Friday e o Natal, de acordo com dados da pesquisa “Online Shopping with AI: a influência da Inteligência Artificial nas compras online”, realizada pela Zendesk em parceria com a empresa de análise de dados YouGov.
A pesquisa revelou como os consumidores brasileiros percebem e aceitam — ou não — a presença da IA em suas compras de fim de ano. O levantamento aponta que 72% dos consumidores brasileiros já fazem compras online pelo menos uma vez por mês, e três em cada dez afirmam que devem usar ferramentas de IA durante essa temporada de compras.
“Com o crescimento do uso de ferramentas de Inteligência Artificial, como chatbots e assistentes digitais, o e-Commerce deve se consolidar como o principal meio de compra durante essa alta temporada, por oferecer conveniência e soluções rápidas”, afirma Renato Cohen, gerente de Solutions Consulting da Zendesk no Brasil.
No entanto, o atendimento feito por pessoas ainda é valorizado, com 30% dos consumidores brasileiros preferindo o suporte humano, por receio do mau uso de seus dados. Em comparação com o ano passado, 46% dos consumidores brasileiros estão mais abertos ao uso de assistentes digitais.
Para Cohen, quando o assunto é IA, ainda existe um caminho a ser percorrido. “Apesar da IA e agentes de IA serem conhecidos por 85% dos consumidores, apenas 45% disseram já ter usado a tecnologia. Isso mostra que as empresas precisam não apenas implantar a IA, mas também comunicar sua disponibilidade e criar formas de orientar o consumidor sobre como e porque usá-la”, finaliza.
Faturamento no comércio eletrônico
A Black Friday de 2024, marcada para 29 de novembro, deve alcançar um faturamento de R$ 7,93 bilhões no comércio eletrônico, representando um aumento de 10,18% em relação aos R$ 7,2 bilhões registrados no ano anterior. A projeção é da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), que inclui o período da semana da Black Friday até a Cyber Monday, em 2 de dezembro.
O ticket médio das compras está previsto para atingir R$ 738, com uma estimativa de 10,7 milhões de pedidos durante o evento. Em 2023, o ticket médio foi de R$ 705, com um total de 10,2 milhões de pedidos. Somando-se as compras da semana do evento, o setor de e-commerce deve alcançar R$ 11,63 bilhões, valor quase três vezes superior ao de uma semana tradicional de vendas online.
Com informações de Mercado&Tech.
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