O uso de dispositivos móveis para realização de compras vem crescendo no Brasil. De acordo com pesquisa Global Commerce Review (GCR), realizada pela plataforma de anúncios para a internet aberta Criteo, 27% das vendas online no país foram realizadas por meio de aplicativos. O estudo também revelou que as transações feitas com pela internet móvel somam 63% das vendas feitas por e-commerce.
Ainda segundo o levantamento, o aparelho mais usado para fazer compras digitais são os smartphones. Eles possuem 35% de preferência no uso de aplicativos e 48% das compras realizadas em sites de lojas. Os tablets ficam bem atrás, com apenas 1% de uso em ambos os casos.
“Esse protagonismo do mobile reflete muito o quanto os smartphones passaram a fazer parte do dia a dia das pessoas e como o fator conveniência é importante na hora de comprar. Afinal, mesmo os modelos mais simples de celulares já oferecem todas as condições necessárias para que tenhamos um verdadeiro shopping center bem na palma das mãos. O Brasil já ocupa a 18ª posição entre os países com maior número de vendas pela internet móvel em todo o mundo”, disse Tiago Cardoso, diretor regional de estrategistas de contas Latam da Criteo.
Ao considerar as compras mobile em todo o mundo, elas reinam absolutas nos países da região Ásia-Pacífico, onde somam 56% das vendas do e-commerce. Em segundo lugar está a região que reúne Europa, Oriente Médio e África, onde as compras por dispositivos móveis somam 50% e, por último, está a América do Norte e na América Latina, onde elas somam 46% das vendas online.
Mais especificamente, o m-commerce tem a mais alta utilização no Sudeste asiático, onde atinge 74% das compras digitais. Na Índia o percentual é de 58%, assim como no sul da Europa. Na sequência se encontram Austrália, Nova Zelândia e nordeste da Ásia com 51%.
Ao considerar as Américas, a liderança é dos Estados Unidos, que possui 40% de suas vendas online sendo realizadas com dispositivos móveis. Na América Latina, são 27%.
De acordo com a pesquisa, os aplicativos são maioria nas transações feitas com internet móvel. A taxa de conversão dos apps é cinco vezes maior do que a dos sites tradicionais acessados por via mobile e 72% das transações online dos varejistas que possuem aplicativos ocorrem por meio de seus apps.
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