Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home E-commerce

Mastercard inicia teste no Brasil de ferramenta que permitirá pagar online com cartão sem senha

Passkey usa a biometria do cliente coletada pelo dispositivo em que ele faz a compra para confirmar sua identidade

  • de Redação
  • 6 meses atrás
Mastercard inicia teste no Brasil de ferramenta que permitirá pagar online com cartão sem senha

A Mastercard começará a testar no Brasil em janeiro a ferramenta que permitirá aos clientes pagar compras feitas online sem ter de digitar senhas. O chamado Passkey será utilizado inicialmente pela plataforma de vendas pela internet Sympla, e pela empresa de pagamentos Yuno. Em uma segunda etapa, a solução será estendida a mais empresas.

O Passkey usa a biometria do cliente coletada pelo dispositivo em que ele faz a compra para confirmar sua identidade e liberar transações. Com isso, o comprador não precisa digitar a senha do cartão ao fazer uma compra, o que segundo a Mastercard torna o processo mais seguro e também mais rápido.

A plataforma da Mastercard utiliza a chamada tokenização, que é a criação de uma credencial nova a partir de uma existente. Na prática, significa que o estabelecimento não recebe os dados do cartão do cliente, mas sim uma credencial gerada a partir deles que serve apenas para aquela transação. É um modelo similar ao dos cartões virtuais, mas mais sofisticado, e que garante a maior segurança do método de pagamento.

Para as empresas de e-commerce, o novo produto deve ajudar a aumentar as vendas e reduzir o chamado abandono de carrinho, que acontece quando o cliente desiste da compra, durante o pagamento. Um dos motivos que levam a esse abandono na hora de pagar é a necessidade de digitar os dados do cartão, do número à senha.

A tecnologia é uma aposta da Mastercard para cumprir o objetivo de eliminar, até 2030, o uso de senhas nos pagamentos com cartões emitidos pela empresa. Esse objetivo é global, e o Brasil, pelo alto grau de digitalização dos pagamentos, é um dos países em que a empresa tem iniciado antes os testes de soluções.

No País, por exemplo, a empresa participou da implementação do Click to Pay, uma espécie de “primeira geração” do Passkey em que o cliente só precisa digitar novamente o código verificador do cartão. “Hoje, 80% das transações com cartões Mastercard na Sympla são de Click to Pay”, afirma o vice-presidente de Produtos e Serviços da empresa no Brasil, Leonardo Linares.

Segundo ele, a Mastercard conversa com outras empresas para que também ofereçam pagamentos via Passkey. O trabalho tem várias frentes, porque inclui tanto o varejo online quanto os bancos emissores. “A Mastercard tem um papel de orquestrador do ecossistema”, diz.

A solução será oferecida pela empresa através de acordos com os bancos emissores. É um modelo similar ao do Click to Pay, em que cada banco que tem um acordo com a companhia oferece ao cliente a possibilidade de cadastrar o cartão na base de dados.

Com informações de Estadão Conteúdo (Matheus Piovesana).
imagem: Shutterstock

  • Categories: E-commerce, Meios de pagamento, Notícias
  • Tags: Brasilclick to paycomportamentocrescimentoEconomiaempresasestratégiainovaçãoinvestimentoMastercardmercadomercado&consumonegóciosPasskeyserviçosSymplatecnologia

Conteúdo Relacionado

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

de Redação 20 de maio de 2025

Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

de Redação 20 de maio de 2025

Budweiser lança embalagens temáticas para Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025

de Redação 20 de maio de 2025

Abvtex lança guia para incentivar uso de materiais sustentáveis na moda

de Redação 20 de maio de 2025

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

de Redação 19 de maio de 2025

Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

de Redação 19 de maio de 2025

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

de Redação 19 de maio de 2025

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

de Redação 19 de maio de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile