O período entre a Black Friday e o Natal deste ano – duas das principais datas do varejo no Brasil – teve aumento de 26,2% em tentativas de fraudes no e-commerce. É o que o mostra um levantamento da ClearSale, empresa que oferece ssoluções antifraude com foco no varejo virtual.
Ao todo, foram 390.145 mil pedidos potencialmente fraudulentos, contra 309.190 vistos em 2019, entre os dias 15 de novembro e 24 de dezembro, um aumento de 26,2% . Em termos financeiros, foram R$ 441,5 milhões em fraudes evitadas no varejo virtual, ante R$ 335,3 milhões no ano anterior, o que representa um crescimento de 31,7%.
As categorias que geraram maior número de fraudes evitadas neste ano foram: eletrônicos, celular, bebidas, automotivo e ar condicionado. Em 2019, as categorias eram bebidas, celular, eletrônicos, alimentos e automotivo.
Além disso, levantamento de empresa do mesmo grupo, a Neotrust/Compre&Confie, companhia de inteligência de mercado focada em e-commerce, mostrou que varejo virtual brasileiro faturou R$ 21,8 bilhões entre os dias 15 de novembro e 24 de dezembro, registrando um aumento de 55% se comparado com o mesmo período de 2019.
A quantidade de número de pedidos também cresceu em 2020 durante o período que antecede as festas de fim de ano. Na análise, consta que foram realizados 47 milhões de compras no varejo online, indicando uma alta de 52% em relação ao ano anterior.
Outro ponto importante é que os brasileiros, além de terem realizado mais compras para as festividades de 2020, também investiram mais no valor dos pedidos. O tíquete médio, que em 2019 era de R$ 454, foi para R$ 464 em 2020, apontando um aumento de 2% no intervalo mapeado.
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