Brasileiros dobram gastos com fast-food e parques no final de semana do Ano Novo

Crescimento no faturamento dos segmentos foi de 187% e 108%, respectivamente, na comparação com igual período de 2021

brasileiros

Os gastos com entretenimento e alimentação foram os que mais cresceram no final de semana do Ano Novo. Segundo dados da rede Itaú, os segmentos que mais ampliaram o faturamento no comércio físico e online  entre os dias 30 de dezembro e 1 de janeiro, foram os parques (187%), seguidos por fast-food (108%), clubes (74%), lojas de cervejas, vinhos e bebidas alcóolicas (52%), e bares e choperias (39%).

Além de passear, comer e beber, os brasileiros também viajaram mais nesta última virada do ano, corroborando comportamentos típicos adotados pelas pessoas para as festas de Ano Novo. Os gastos com transporte aéreo cresceram 117%, o faturamento das agências de turismo subiu 86% e o de hospedagem, 33%.

No cenário geral do varejo no final de semana analisado, houve avanço de 15% no número de transações realizadas, e de 11% no faturamento total. A adoção do comportamento de compras no e-commerce segue se destacando, com crescimento de 58% no valor total transacionado, e de 27% na quantidade de operações. Ainda no online, considerando os gastos no atacado e no varejo, a evolução foi de 34% no faturamento e de 29% no número de transações.

Consumo crescerá durante o verão 

As vendas durante o verão, especialmente no Carnaval, no Rio de Janeiro devem ser 2,5% maiores do que atingiram no mesmo período do ano passado. A expectativa é do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio) e do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de Janeiro (SindilojasRio). Na busca de um maior volume e para atrair os consumidores, os comerciantes vão fazer promoções, descontos, dar brindes e permitir forma de pagamento diferenciada.

Para o presidente do CDLRio e do SindilojasRio, Aldo Gonçalves, esta época do ano tem significado especial para o comércio carioca. Ele lembrou que a estação coincide com a alta temporada turística, férias escolares e o Carnaval. Tudo isso fortalecido pelo calor tropical.

Segundo Gonçalves, as coincidências colaboram para o crescimento das vendas, principalmente de produtos da estação, como moda de praia, roupas feminina e infantil especializadas, acessórios para fantasias e souvenires.

Imagem: Shutterstock

Sair da versão mobile