O Retail media deve movimentar US$ 110 bilhões globalmente até 2026, de acordo com o eMarketer. O estudo contou com mais de 60 empresas e mais de 100 entrevistas com líderes de grandes varejistas e indústrias.
No Brasil, 79% das indústrias entrevistadas utilizam o Retail media, e 100% delas consideram o modelo uma tendência essencial para o varejo. No setor varejista, 73% dos participantes adotaram essa estratégia. Segundo o IAB Brasil, a expectativa era de que R$ 2,6 bilhões fossem investidos em publicidade nos marketplaces brasileiros até o final de 2023.
O estudo aponta que cerca de 40% das indústrias priorizam o aumento da visibilidade em e-commerces e a mensuração do impacto de suas ações de marketing, utilizando o Retail media para otimizar o retorno sobre investimento (ROI) e melhorar o desempenho de produtos estratégicos em plataformas como Amazon e Mercado Livre.
Embora o setor esteja em expansão, 31,3% das agências ainda não trabalham com Retail Media, o que aponta para oportunidades de crescimento e a necessidade de capacitação no mercado. Além disso, 40% das agências afirmaram que precisam de mais conhecimento para adotar a ferramenta de forma efetiva.
Retail media no Assaí Atacadista
O Assaí Atacadista é um exemplo prático da ferramenta em ação. Com 35 milhões de consumidores mensais, a varejista implementou painéis digitais em sua unidade na Vila Maria, em São Paulo.
Os painéis, estrategicamente posicionados no topo de corredores de produtos, garantem visibilidade para marcas e anunciam ofertas diretamente ao consumidor no momento de decisão de compra.
Segundo Jonatas Calábria, gerente de marketing do Assaí, a iniciativa já vinha sendo trabalhada há algum tempo, mas agora ganha estrutura formal. “Estamos focados em visibilidade e conversão, entregando valor tanto para clientes quanto para parceiros da indústria”, destaca o executivo.
Veja o episódio na íntegra: