Retail media deve movimentar US$ 110 bilhões globalmente até 2026

Empresas destacam potencial do modelo para ampliar visibilidade e medir ROI no e-commerce

Retail media cresce no Brasil e no mundo: sua empresa vai anunciar neste canal em 2025?

O Retail media deve movimentar US$ 110 bilhões globalmente até 2026, de acordo com o eMarketer. O estudo contou com mais de 60 empresas e mais de 100 entrevistas com líderes de grandes varejistas e indústrias.

No Brasil, 79% das indústrias entrevistadas utilizam o Retail media, e 100% delas consideram o modelo uma tendência essencial para o varejo. No setor varejista, 73% dos participantes adotaram essa estratégia. Segundo o IAB Brasil, a expectativa era de que R$ 2,6 bilhões fossem investidos em publicidade nos marketplaces brasileiros até o final de 2023.

O estudo aponta que cerca de 40% das indústrias priorizam o aumento da visibilidade em e-commerces e a mensuração do impacto de suas ações de marketing, utilizando o Retail media para otimizar o retorno sobre investimento (ROI) e melhorar o desempenho de produtos estratégicos em plataformas como Amazon e Mercado Livre.

Embora o setor esteja em expansão, 31,3% das agências ainda não trabalham com Retail Media, o que aponta para oportunidades de crescimento e a necessidade de capacitação no mercado. Além disso, 40% das agências afirmaram que precisam de mais conhecimento para adotar a ferramenta de forma efetiva.

Retail media no Assaí Atacadista

O Assaí Atacadista é um exemplo prático da ferramenta em ação. Com 35 milhões de consumidores mensais, a varejista implementou painéis digitais em sua unidade na Vila Maria, em São Paulo.

Os painéis, estrategicamente posicionados no topo de corredores de produtos, garantem visibilidade para marcas e anunciam ofertas diretamente ao consumidor no momento de decisão de compra.

Segundo Jonatas Calábria, gerente de marketing do Assaí, a iniciativa já vinha sendo trabalhada há algum tempo, mas agora ganha estrutura formal. “Estamos focados em visibilidade e conversão, entregando valor tanto para clientes quanto para parceiros da indústria”, destaca o executivo.

Veja o episódio na íntegra:

Imagem: Shutterstock
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