O futuro do varejo está em colocar as pessoas no centro da transformação

O que esperar dos principais aprendizados da NRF 2025 quando o assunto é gente?

O futuro do varejo está em colocar as pessoas no centro da transformação

A NRF 2025 trouxe reflexões profundas sobre os rumos do varejo e do consumo. Entre tecnologias emergentes, novas dinâmicas de mercado e modelos inovadores, um fator se destacou: a importância das pessoas. O varejo do futuro já chegou e está acontecendo agora. Ele precisa ser construído sobre pilares de conexão, experiência e valor humano. E esses pilares precisam vir de dentro para fora, estando presentes no propósito da empresa e de seus colaboradores, para que sejam transmitidos com veracidade aos clientes.

O cenário atual: incerteza e necessidade de reinvenção

O varejo global enfrenta desafios significativos, desde um crescimento lento até uma competição acirrada entre gigantes como Walmart e Amazon, que está bem próxima em ultrapassar a maior varejista do mundo em faturamento. Isso só mostra que a previsibilidade de longo prazo se tornou complexa, exigindo planejamento mais ágil e adaptável de todas as empresas do mercado.

A transformação não se resume apenas à tecnologia, mas à forma como os negócios estão estruturando seus serviços. Cases como o Walmart GoLocal (mercado de compra sem fricção) e a Amazon Health (serviços de saúde) demonstram que o futuro do varejo está em oferecer soluções e experiências diferenciadas, e não apenas produtos. Mais do que nunca, o varejo precisa ter um olhar no futuro, melhorar serviços logísticos e a eficiência operacional. Mas, para além da estruturação da solução, é preciso ter as pessoas certas e capacitadas para operar o negócio e entregar a melhor experiência ao cliente.

A chave para o sucesso: desenvolver pessoas

Em um mundo em que a tecnologia é um meio, e não um fim, as empresas que melhor capacitarem seus colaboradores sairão na frente. Os aprendizados extraídos da NRF e do Retail Executive Summit apontam para a necessidade de formação contínua, desde a liderança até os colaboradores que estão na linha de frente desse atendimento.

Ter profissionais com perfis de fácil adaptação às mudanças nunca foi tão importante. Esse, por exemplo, tem sido um pilar fundamental no processo de transformação da Best Buy, conforme destacou a CEO, Corie Barry, durante a NRF 2025. A empresa atualmente não está com excelentes resultados financeiros e entrou em uma jornada de transformação e capacitação das pessoas como um dos pilares de transformação da Best Buy.

Nesse processo, alguns aspectos relacionados à liderança, capacitação das pessoas, capacidade de adaptação e experiência por meio da hospitalidade se destacaram:

Tendências que moldam o futuro do varejo

Para além das iniciativas que vão viabilizar que a cultura da empresa chegue à última milha, o varejista precisa estar atento a como irá estabelecer seu posicionamento de negócio para entregar a melhor experiência ao seu público. Tendo isso em vista, ressalto quatro grandes tendências apresentadas durante a NRF 2025, que acredito terem maior aderência e receptividade no mercado brasileiro e que vão impactar decisões estratégicas e, consequentemente, o desenvolvimento das pessoas nas empresas.

O caminho para 2025 e além

O varejo de sucesso será aquele que equilibra tecnologia e humanização, automação e conexão. Lojas serão mais do que pontos de venda, tornando-se hubs logísticos, espaços de comunidade e centros de experiência e relacionamento.

Investir no desenvolvimento de pessoas não é apenas uma necessidade, mas uma estratégia de longo prazo. Em tempos de incerteza, é a força humana que garantirá resiliência e inovação para o futuro.

“Não existe outro caminho. É preciso aprender e trabalhar muito sempre”, ressaltou Vagner Correia, diretor do Iguatemi, ao destacar um de seus aprendizados, ao final do Retail Trends 2025, durante um bate-papo com Marcos Gouvêa de Souza, diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, e Wellington Silva, diretor de Tecnologia da Riachuelo.

Para apoiar e promover o desenvolvimento contínuo, preparei um checklist de capacitação para o varejo, com o objetivo de viabilizar a formação de equipes de alta performance no seu negócio.

Roberta Andrade é diretora de Educação Corporativa e sócia da One Friedman e da Gonow1.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo

Imagem: Shutterstock

 

Sair da versão mobile